Edital da PM MG 2021 oferece 1.653 vagas. Há chances para ambos os sexos. Confira.
Preste atenção nesta dica! Essa é especial pra você, que deseja fazer parte da Polícia Militar do estado de Minas Gerais. O concurso para Polícia Militar do estado de Minas Gerais, de 2021, já tem seu edital publicado. A publicação aconteceu no dia 11 de junho. São 1653 vagas que estão distribuídas por todo território mineiro.
Para participar do novo concurso da Polícia Militar de Minas Gerais, é necessário que o candidato tenha formação superior completa em qualquer área. Há chances para homens e mulheres. São 1484 vagas para candidatos do sexo masculino e 169 que devem ser preenchidas pelo sexo feminino. Os salários oferecidos para os soldados em início de carreira é de R$3.962,23.
Requisitos
Para poder participar do processo de seleção, é necessário, além do curso superior em qualquer área, ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos.
Ter altura superior a 1,60m também é outra exigência. É importante também estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e ter nacionalidade brasileira.
A organização do concurso está sob a responsabilidade do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da Polícia Militar de Minas Gerais.
Inscrições
As inscrições serão aceitas durante o período de 14 de junho a 14 de julho.
Taxa cobrada dos candidatos
A taxa cobrada pela participação é de R$92,62.
O prazo para o pagamento da taxa encerra no dia 15 de julho. Para participar, basta acessar o site: http://www.policiamilitar.mg.gov.br/crs
Isenção da taxa
Candidatos que não tenham condições financeiras para realizar o pagamento da taxa, podem solicitar a isenção, apresentando os documentos que comprovem a sua situação.
O pedido deve ser feito no próprio site da PMMG.
Etapas do processo seletivo
A primeira etapa consiste na realização de prova objetiva. Depois, os candidatos devem passar ainda por uma avaliação Psicológica, Física e de Saúde.
Os candidatos que forem aprovados em todas essas fases iniciarão um curso de preparação de soldado da Polícia Militar. Este curso tem a duração de sete meses e deve ser realizado em período integral.
Após o curso de formação, a jornada para os soldados será de 40 horas semanais.
Prova objetiva (caráter eliminatório e classificatório)
A prova objetiva está marcada para acontecer no dia 15 de agosto, às 8:30h. Os inscritos devem responder a 40 questões, todas de múltipla escolha. Cada uma valerá 2,5 pontos. O valor total da prova é de 100 pontos. As questões são formuladas com base nos seguintes conteúdos:
-
Língua Portuguesa (10 questões);
-
Direito Penal (6 questões);
-
Direito Constitucional (6 questões);
-
Direito Penal Militar (6 questões);
-
Estatística (4 questões);
-
Direitos Humanos (4 questões) e
-
Legislação Extravagante (4 questões).
Avaliação psicológica
A avaliação Psicológica é formada por três fases que são:
-
Teste de personalidade;
-
Teste de inteligência;
-
Dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese Psicológica.
A avaliação Física Militar
Durante esta fase, os candidatos farão testes para avaliar: força muscular do abdômen, força muscular dos membros superiores e resistência aeróbica.
Para conseguir a aprovação, o candidato tem que apresentar ao menos 60% no rendimento em cada teste.
A prova será realizada em várias cidades do estado. Além da capital, Belo Horizonte, os candidatos podem realizar o exame nos seguintes municípios: Juiz de Fora, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Poços de Caldas,Patos de Minas, Pouso Alegre, Barbacena, Ipatinga, Lavras, Divinópolis, Montes Claros, Unaí e Curvelo.
De acordo com o que está estabelecido no edital, o concurso estará válido por um ano. O tempo será contado a partir da data em que for anunciado o resultado com o nome dos aprovados. Caso seja necessário, a validade pode ser estendida por mais um ano.

Henri Silva