Novo Concurso Bombeiros PA 2021 – Seleção da Banca Organizadora

Seleção irá ofertar 405 vagas. Edital deve ser publicado após a escolha da banca organizadora.

Para quem está interessado em ingressar na carreira pública e tem disposição para enfrentar os desafios de uma carreira militar, uma ótima oportunidade desponta no horizonte. O Estado do Pará tem a promessa de abertura nos próximos meses de um concurso público para o Corpo de Bombeiros do Estado. A Seplad PA (Secretaria de Planejamento e Administração do Estado) informou que a banca realizadora do concurso ainda não foi escolhida, porém, o processo de escolha já está em andamento e provavelmente alguma resposta sobre a banca escolhida acontecerá em breve.

É de conhecimento comum a todos que galgar uma boa vaga de emprego em nosso país não é uma tarefa fácil, logo o ingresso na carreira pública para muitos pode significar uma vida profissional estável e promissora. Sem contar o sonho da possibilidade de conseguir o que muitos ambicionam: incorporar-se à carreira militar. Apesar da remuneração inicial não ter sido divulgada, o candidato poderá se basear nos vencimentos atuais dos membros da corporação. Atualmente, o salário para um bombeiro em início de carreira, conhecido como praça, pode variar entre 2.500 reais e 3.400 reais, de acordo com escalas de trabalho e bonificações, para os oficiais os salários iniciam-se em R$ 5.500.

A previsão de vagas disponíveis para o concurso é de 405, porém, para poder pleitear uma vaga o candidato precisa preencher alguns requisitos básicos como altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres, ensino médio completo, idade mínima de 18 anos e máxima de 27 anos, ter carteira nacional de habilitação nas categorias A e B, não possuir problemas na esfera judicial, isso porque uma das etapas eliminatórias é uma pesquisa social que é feita para o levantamento sobre a índole do candidato.

Leia também:  Concurso Câmara Municipal de Santos SP 2020 - Inscrições

Outro ponto importante que o possível candidato deve levar em conta é a preparação. Embora a banca não tenha sido selecionada, algumas coisas já podem ser adiantadas, por exemplo os conteúdos, que abrangem as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Geralmente esses conteúdos remetem-se aos aprendidos no decorrer da formação escolar básica. Também é válido que o aspirante à vaga disponibilize parte do seu tempo para uma boa preparação física, pois os concursos para as carreiras militares têm como parte do processo de eliminação o famoso TAF (teste de aptidão física), geralmente composto por corrida de resistência, corrida de velocidade, flexões de braços e flexões de barra horizontal, teste esse que consiste em mensurar as capacidades físicas que serão exigidas dos futuros soldados. Também pode haver teste de direção, mesmo sendo pouco comum, algumas vezes é exigido que o candidato faça um determinado percurso de forma pré-estabelecida no edital.

O candidato também pode recorrer aos concursos anteriores e refazer as provas. O último concurso realizado para selecionar os bombeiros do Estado Pará aconteceu em 2015 e ofertou 330 vagas, 300 para soldados e 30 para o curso de oficiais. A banca organizadora foi a Consulplan, considerada como média em critérios de dificuldade se comparada à outras bem conhecidas dos concurseiros de plantão, podendo-se citar como exemplos as bancas Fundação Getúlio Vargas, Cespe e Cebraspe, as quais são consideradas como algozes dos concurseiros.

Para aquele quem almeja a carreira pública e militar, essa é uma ótima oportunidade que vale toda a preparação. Existem diversos sites que podem auxiliar o candidato no estudo dos conteúdos e nas informações sobre a disponibilização dos editais, ressaltando que é de suma importância estar atento ao período de inscrição do concurso, pois essas inscrições acontecem com tempo de abertura e encerramento bem especificados e perder esses prazos significa ficar de fora.

Leia também:  Concurso Porto Alegre 2021 RS - Prefeitura Municipal

Texto de Hugo Mendes Sebastião

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

  1. Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *