Novo Concurso do CFP 2021 – Banca Organizadora é Definida

Seleção deve ofertar vagas para Especialista em Psicologia. Edital deve ser publicado em breve.

Nesta última quarta-feira (29) foi divulgado através do diário oficial da União a respeito da assinatura do contrato com a banca organizadora do novo concurso que será feito para o CFP (Conselho Federal de Psicologia). A determinação destacou que a banca que foi escolhida para comandar o concurso e todos os seus processo será o Instituto Quadrix. Agora com esta decisão o edital para o concurso também poderá ser divulgado em breve, visto que era necessário primeiramente que a banca se tornasse oficial para que esta fosse responsável pela publicação do edital e dos próximos passos para o concurso.

A assinatura do contrato que foi feita com o Instituto Quadrix ocorreu no dia 17 de setembro, e agora tem uma duração de 12 meses. Neste período é necessário que a banca realize todos os processos para que o concurso seja de fato aplicado. Este será o período que o instituto terá para preparar todo o concurso e sua realização. Dentro destes 12 meses, o Quadrix terá que divulgar o edital, realizar o recebimento de inscrições, realizar as provas e por fim divulgar os resultados do concurso. Devido a isso, nas próximas semanas serão divulgadas as novidades a respeito do concurso, para que se possa cumprir o cronograma de atividades do mesmo.

Até o presente momento nem o instituto e nem mesmo o órgão divulgaram a respeito das vagas que serão buscadas neste novo concurso. Desta forma, é esperado que este anúncio venha a ser feito somente no momento em que o edital do concurso for de fato divulgado. Por isso, nas próximas semanas, quando o documento for divulgado ao público, deverá vir também o número de vagas para as funções específicas que estão sendo procuradas pelo órgão. Entretanto, em um primeiro momento o que se sabe é que a seleção está buscando profissionais para assumirem o cargo de especialista em psicologia, e que é necessário que contem com formação em nível superior na área em questão.

Leia também:  Concurso Público UFPE 2018 - Professor

As informações preliminares apontam que algumas áreas deverão ser as buscadas pelo concurso, por mais que não haja nenhuma confirmação de quantidade e detalhes a mais, que virão com o edital. Confira a seguir quais áreas poderão ser buscadas por este concurso:

  • Avaliação psicológica
  • Escolar/Educacional
  • Clínica
  • Hospitalar
  • Esporte
  • Neuropsicologia
  • Jurídica
  • Psicomotricidade
  • Organizacional e do trabalho
  • Psicopedagogia
  • Social
  • Trânsito
  • Saúde

Para participar do concurso será necessário que os interessados paguem uma taxa de adesão. O valor para tal também já foi divulgado e para qualquer uma das oportunidades a taxa em questão que deverá ser paga é de R$ 190. Um outro ponto que a banca organizadora já divulgou a respeito do concurso contará com provas que serão aplicadas nos 26 estados e Distrito Federal. Portanto, os candidatos de todas as regiões do Brasil que se interessarem poderão participar da seletiva que será feita agora.

O último concurso que foi feito pelo CFP aconteceu no ano de 2012. Nesta ocasião, foram oferecidas 14 vagas efetivas e também foi formado um cadastro reserva para vários cargos que estavam sendo oferecidos, tanto em nível médio como superior. A banca organizadora deste último concurso que foi feito pelo CFP foi também o Instituto Quadrix, que agora em 2021 está assumindo a mesma responsabilidade de comandar o concurso inteiramente.

Na época, as oportunidades que foram dedicadas para os que possuíam ensino médio eram para as carreiras de assistente técnico administrativo nas áreas administrativa e contábil do órgão. Além disso, também contava com a opção de suporte técnico na área de informática e telefonista. Para os com curso superior, as oportunidades eram para analisa de tecnologia da informação em áreas de desenvolvimento e suporte, também contava com opção para analista técnico nas áreas de psicologia e ciências humanas ou ciências sociais aplicadas. Foram oferecidas ainda oportunidades para editor e web designer.

Leia também:  Novo Concurso Ministério das Comunicações 2022 - Vagas, Cargos e Inscrições

Nayara Silva Guimarães

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.