Concurso SEE PE 2021 – Vagas para Professor

A Secretaria de Educação no Estado de Pernambuco irá ofertar mais de 3,5 mil vagas para o cargo de Professor em seu novo Concurso Público.

Na região nordeste do Brasil mais um concurso público de alta categoria está em fase de formação.

Trata-se do certame que vai prover cargos efetivos no órgão da Secretaria de Educação no Estado de Pernambuco. Serão mais de 3.500 postos para a importante função de Professor.

Por meio da nota oficial da secretaria do governo pernambucano, publicada no último dia 13 deste mês de outubro, foi confirmada a abertura de novo processo de seleção, após a solicitação de urgência de novos profissionais no ensino público, por conta da normalização e finalização da pandemia. Em realidade, estas vagas serão destinadas à Secretaria de Educação e de Esportes. Conforme a mesma nota, a equipe de gestão estadual afirmou que o documento de edital tem previsão de publicação para este ano.

Este conjunto de cargos se destina às seguintes disciplinas: em Educação Básica, Educação Profissional; na área de Educação Especial e no setor do Conservatório Pernambuco para Música. Também serão abertos cargos para o setor de Analista em Gestão Educacional.

Portanto, este concurso tem por meta não apenas a reposição de profissionais, por conta de aposentadorias compulsórias, e pela demanda por mais docentes para atender a volta dos estudantes às salas de aula.

Depois de autorizado o tramite para formação do edital, formada a comissão de servidores para organização do texto, o processo segue para a determinação da instituição que atuará como banca organizadora. Se tudo correr dentro dos prazos de cada etapa, o edital estará pronto até o mês de dezembro, com período de inscrições definida e o resto do itinerário para as provas no início de 2022, com datas agendadas, valor da taxa de inscrição definida, conteúdo programático detalhado e demais detalhes.

Leia também:  Novo Concurso do Ibram DF 2021 - Inscrições, Cargos e Vagas

Abaixo segue um breve histórico do certame anterior, para cargos no setor da Educação, no estado pernambucano, de modo a orientar os futuros candidatos:

Ocorrido no ano de 2015, aquele evento disponibilizou vagas nos mesmos departamentos, e a quantidade de vagas ficou entre três e quatro mil ocupações, voltadas aos profissionais com formação universitária na área de ciências humanas, pedagogia.

A duração oficial foi de dois anos. Outra grande vantagem em um concurso nessa área é a de que a gestão da Secretaria de Educação e dos Esportes, geralmente, por conta das demandas no segmento, classifica e nomeia mais concorrentes que os postos previamente estabelecidos, durante o período de validade do mesmo.

As três mil ocupações ofertadas naquele certame se destinaram a carreiras de professor, cuja distribuição se deu por meio de três editais: O documento nº I formou postos para o setor de Educação Especial; o nº II para o setor de Educação Básica e o nº III com dispões de vagas para o setor de Educação Profissional.

No caso do departamento de Educação Especial o edital ofertou 342 postos, dos quais 79 com exigência de formação universitária e 263 postos para os concorrentes que possuíam nível médio, vagas voltadas ao magistério.

Para o departamento de Educação Básica e Educação Profissional o edital II dispôs de mais 2.458 e 200 postos, respectivamente, todos com exigência de graduação universitária.

A função de banca organizadora ficou nas mãos da Fundação Getúlio Vargas. Foram ministrados cadernos de provas objetivas, em caráter eliminatório e classificatório, seguida da etapa de análise dos diplomas e títulos, de tipo classificatória.

O caderno de prova objetiva conteve 40 questões para os cargos de professor em Língua Portuguesa e 50 questões para todas as demais áreas educacionais, distribuídas entre as seguintes matérias:

Leia também:  Concurso PM MG 2018-2019 - Vagas Abertas

Em Língua Portuguesa; em pedagogia e conhecimentos especializados.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concursos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *