Concurso PM PR 2021 – Inscrições, Vagas

O certame da Polícia Militar do Paraná está ofertando vagas para cargos de Soldado na PM e Soldado Bombeiro Militar.

No sul do Brasil mais um concurso está em período de inscrição. Este é o certame da PM/PR. Estão sendo abertas funções na área de Cadete, para início das atividades em 2022.

Estão sendo disponibilizados 70 cargos. O vencimento inicial está no teto de 3.277 reais. A função de banca organizadora está nas mãos da UFPR (Universidade Federal do Estado do Paraná). Cargos: cadete e soldado.

O novo documento de edital está disponibilizando em torno de 2 mil postos para a função de Soldado na Polícia Militar e mais 400 vagas reservadas à função de Soldado Bombeiro Militar. Este certame foi aberto há mais de um mês e, desde então, estão registrados mais de 137 mil concorrentes.

É importante reforçar que ainda está em andamento outro processo de seleção, para os mesmos cargos, com período de inscrições em aberto, ofertando mais 70 postos na área de Cadete, sendo 60 vagas para a função de policial militar e as demais 10 para a função de bombeiro. O prazo para cadastro de inscrição segue em aberto até o dia 10 do mês de novembro, via acesso ao mesmo site da UFPR. O valor da taxa está em 155 reais.

Em ambos os certames, os candidatos nomeados serão conduzidos ao Curso para Formação de Oficiais, cujo itinerário será de três anos.

Distinção dos cargos:

Em seu primeiro ano de exercício, o Cadete do tem direito a salário no valor 3.277 reais. A partir do segundo ano, o mesmo cargo recebe salário no valor de 3.671reais. No terceiro ano o teto vai a 4.221 reais. Assim que o cadete concluir o último ano de formação, o mesmo será nomeado Aspirante a Oficial, com remuneração no valor de 7.211 reais. Depois do período que compreende o estágio probatório, o mesmo será nomeado, ou promovido ao cargo de 2º Tenente, e remuneração no teto de 9.735 reais.

Leia também:  Previsão do Novo Concurso PM-PR 2018 - Soldado e Bombeiro

Política de inclusão: aos candidatos autodeclarados afrodescendentes estão reservados 10% dos postos, dentro dos termos de Lei estadual número14.274 de 2003. No caso de não se formar quórum suficiente de concorrentes aprovados nessa escala, o restante das ocupações será destinado, novamente, à ampla concorrência.

Requisitos necessários para garantir sua participação nesse concurso:

1 – Ser cidadão nato, ou naturalizado como brasileiro;

2 – Estar em idade máxima de 30 anos (este requisito será rigorosamente cobrado, como os demais);

3 – Apresentar comprovante, ou certificado, de conclusão em nível médio de escolaridade, por meio de diploma que esteja devidamente registrado, em escola pública ou particular. Será válido portar um documento que tenha o mesmo valor de formação acadêmica nesse grau, cuja instituição leve o selo de reconhecimento por órgãos oficiais de ensino;

4 – Ser devidamente aprovado em todas as anteriores fases promovidas nesse certame;

5 – Apresentar a necessária aptidão física e psicológica para efetuar todos os exercícios propostos, os quais constituem atribuições desta função;

6 – Apresentar comprovante de quitação com o dever junto ao serviço militar;

7 – Estar quite com os deveres eleitorais.

Fases de aplicação dos cadernos de provas objetivas do certame. De acordo com o texto do edital deste processo seletivo, o itinerário de exames, essencialmente, será o seguinte:

1 – Aplicação da prova abordando matéria de Conhecimentos Gerais e a Prova abordando a Compreensão e a Produção dos Textos;

2 – As provas que compreendem a aferição de Habilidades Específicas, ou PHE.

Este concurso está entre os mais aguardados no Estado paranaense, e agora segue com período de inscrição ampliado. O certame é acessível à maior parte da população, por conta dos requisitos básicos.

Leia também:  Concurso Sefaz SC 2021 - Previsão de Edital

Por Paulo Henrique dos Santos

Concursos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *