Concurso Bombeiros PI 2022 – Banca Organizadora é Selecionada


Corpo de Bombeiros do Piauí seleciona Banca Organizadora de seu Novo Concurso Público 2022.

No dia 14 de setembro, o governador Wellington Dias anunciou o novo Concurso dos Bombeiros PI (Corpo de Bombeiros Militar do Piauí), que já tem uma organização de fato definida. Acontece que a organização considera vencedora a proposta do Núcleo de Promoção de Competições e Eventos (Nucepe).


A expectativa é que essa escolha seja confirmada por anúncio no Diário Oficial da União nos próximos dias. Obviamente, o edital de abertura deve ser feito logo após a assinatura do contrato com a empresa, pois a intenção original era divulgar o documento em outubro. As novas informações devem ser confirmadas em breve.


A proposta prevê 60 vagas para a profissão militar. Para concorrer ao cargo, é necessário ter o ensino médio completo e o salário é de aproximadamente R$ 3.000.


Como se preparar para a prova

Encontrar vagas de emprego no serviço público se tornou a meta de milhares de pessoas todos os dias. Salário atraente e, o mais importante, a estabilidade conferida pelo regime legal é a principal característica que faz com que os licitantes enfrentem tempo de estudos antes de serem aprovados.


No entanto, esta não é uma batalha fácil. Isso pode levar meses ou até anos de tempo de preparação, tempo, determinação, dinheiro e muita atenção. Se você já caminha há algum tempo ou planeja começar agora, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a chegar à vitória.

1. Primeiro tente identificar as áreas com as quais você mais se identifica. Profissões jurídicas, tribunais, polícia. Por isso, preste atenção ao tipo de atividades que serão realizadas, não apenas ao salário. Esse será o seu trabalho, e se você não gosta do seu trabalho, ganhar um alto salário é inútil.

2. Uma vez determinado, comece a planejar a pesquisa. Não espere pela notificação, pois o tempo entre o anúncio das regras do jogo e a prova costuma ser muito curto, cerca de dois a três meses. Portanto, o ideal é que você pesquise anúncios e testes anteriores e comece a entender como e o que é a cobrança seletiva.

3. Sabendo o que é o assunto, é hora de preparar um plano de estudos. Você pode escolher se quer estudar sozinho ou fazer um curso preparatório. Essa decisão depende do tempo e dos recursos financeiros disponíveis para você. Mesmo no curso preparatório, o estudo sistemático e a revisão dos materiais em casa são essenciais.

Concurso Bombeiros PI: Saiba como foi o último concurso:

O último concurso de Soldados do Corpo de Bombeiros do PI foi realizado em 2017. Na ocasião, foram disponibilizadas 110 vagas, sendo 100 masculinas e 10 femininas. A equipe de organização da época era a Nucepe.

A seleção consistiu em cinco etapas:

• A primeira fase – incluiu exames de conhecimentos – exames escritos objetivos e exames escritos dissertativos, que foram aplicados conjuntamente de acordo com as normas especificadas neste edital;

• A segunda etapa, que teve caráter autorizado, incluiu exames de saúde (médicos e odontológicos), de acordo com as normas especificadas no edital;

• A fase 3 de natureza qualificada incluiu testes de capacidade física e incluiu testes de exercício inerentes ao cargo, conforme declarado no edital

• A quarta etapa, de natureza autorizada, contemplou as inscrições para exames psicológicos, e adotou normas científicas e objetivas, sendo vedadas as entrevistas de acordo com as normas especificadas no edital;

• A quinta etapa, de caráter oficial, incluiu pesquisas sociais, com o objetivo de investigar o comportamento dos candidatos na vida passada e presente de acordo com as normas especificadas neste edital.

Existiram 60 questões no teste objetivo, como segue:

• Português – 12

• Matemática – 10

• Química – 6

• Física – 6

• Conceito de Cálculo – 6

• Legislação Institucional – 10

• Conceito Jurídico – 10


Texto de Adriana Silva Souza


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.