Novo Concurso PM SP 2021 – Edital para Alunos Oficiais

PM-SP lança novo edital de concurso público com vagas para Alunos Oficiais.

A Polícia Militar de São Paulo irá realizar um concurso público para a admissão de cerca de 220 alunos oficiais. Recentemente saiu a autorização do novo edital.

É isso mesmo! O governador João Doria autorizou recentemente a realização de um concurso público para a Polícia Militar do Estado de São Paulo – PM SP. A aprovação para a execução do certame foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, no dia 12 do mês de novembro. Dessa forma, o concurso oferece vagas que contemplam até 220 candidatos, com previsão de começar já em 2022.

Para participar do certame, é necessário que o candidato possua alguns pré-requisitos, como ter ensino médio completo; possuir entre 17 a 30 anos de idade; quanto à altura, nos homens é exigida altura de no mínimo 1,60m, já para as mulheres a exigência é de 1,55m de altura. Até o momento, sabe-se que inicialmente a remuneração gira em torno de R$ 3.270,00.

Apesar de ainda não ter saído a data de publicação do edital, por não ter sido acertada por hora, já que a autorização para que se possa realizar o certame saiu recentemente, acredita-se que o concurso acontecerá em breve. Isso porque, bem antes de sair a autorização, desde o dia 13 do mês de julho, a PM SP já tinha planejado qual seria a banca organizadora responsável. Dessa forma, foi escolhida a Fundação Vunesp, devido a dispensa de licitação. Sendo assim, para dar início a execução do certame é necessário somente a assinatura do contrato, que se acredita que deve ocorrer na próxima semana.

O último certame que ocorreu para admitir alunos oficiais da PM SP ainda está em andamento, pois os trâmites começaram neste ano. Dessa forma, a banca organizadora responsável por realizar o concurso foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na época foram oferecidas cerca de 190 oportunidades aos candidatos.

Leia também:  Concurso MP SP 2018 - Inscrições Abertas

Assim, se o leitor ficou interessado em participar deste certame, é bom conhecer como aconteceu o último, já que apesar da banca organizadora ser diferente desta vez, processos seletivos militares costumam seguir tradicionalmente o mesmo modelo. Com isso, a última seleção aconteceu em várias etapas, as quais serão citadas a seguir:

  1. Exame de conhecimentos, divididos em duas etapas: Prova Objetiva e Prova Dissertativa;

  2. Exames de aptidão física;

  3. Exames de saúde;

  4. Exames psicológicos;

  5. Avaliação da conduta social, idoneidade e reputação;

  6. Análise de documentos.

Dessa maneira, a prova objetiva teve cerca de 80 questões de múltipla escolha, sendo os conhecimentos exigidos, distribuídos da seguinte forma:

  • 30 questões de Matemática e Ciências da Natureza, que se dividem em questões de matemática, física, biologia e química;

  • 23 questões de Linguagens e Códigos, que se dividem em questões de interpretação de texto, língua portuguesa, língua inglesa ou espanhola;

  • 20 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que se dividem em questões de geografia, história, filosofia e sociologia;

  • 6 questões de Conhecimentos Específicos, que se dividem em questões de noções básicas de informática e noções de administração pública.

Como também é importante saber um pouco sobre a banca organizadora, pois será ela a responsável pelo certame, aqui vai algumas informações: a Vunesp, também conhecida como Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, tem como objetivo atuar em concursos públicos planejando, organizando, executando e supervisionando.

Portanto, aqueles que se interessam em participar do processo de seleção já podem começar a se preparar, já que, como foi mencionado anteriormente, a PM SP quer agilizar a execução deste concurso para o mais breve possível, pois tem como intuito começar a realizar suas funções logo em 2022. Como já foi divulgado o nome da banca organizadora, uma boa forma de começar os estudos é baixando provas anteriores na internet, com estilos parecidos e treinar bastante na resolução de questões.

Leia também:  Concurso IME 2017 - Vagas para Engenheiros Militares

Ana Paula

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *