Concurso ICMBio 2022 – Banca Definida


O próximo certame do ICMBio já está com a banca definida, será o Cebraspe, e ofertará, aproximadamente, 170 vagas efetivas.

Além das oportunidades de empregos, estágios, trainees, novos concursos públicos estão próximos de ter editais publicados, abrangendo grandes quantidades de vagas.


Deste modo, um dos mais aguardados certames para 2021/2022 consiste em prover cargos no ICMBIO, ou o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade. O processo de confecção do texto de edital segue em trâmite.


A comissão que organiza esse processo já determinou qual instituição vai atuar como banca organizadora. Segundo consta nas últimas atualizações, a organização arregimentada pela mesa da comissão será o instituto Cebraspe. Entretanto, essa alternativa deverá ser oficializada, na forma de contrato, ao longo da próxima semana. Uma nota oficial, da mesma turma de servidores responsáveis pela organização, explica que a autorização de realização do evento, depois de solicitação do concurso, havia sido anunciada no dia seis (6) do mês de setembro.


Assim, existe um prazo de até seis meses para a confecção e publicação definitiva do documento de edital, no caso, esse prazo pode estender-se, no máximo, até o dia seis (6) do mês de março do próximo ano. Mas, obviamente, o certame poderá estar pronto bem antes desse prazo esgotar, o que já é uma realidade. Em pouco mais de dois meses já está nos passos finais para a publicação oficial, depois de firmado o contrato com a banca e a celeridade de resposta da organização que vai reger o processo seletivo.


Estrutura da seleção:

Conforme os dados do edital prévio, este certame vai disponibilizar em torno de 171 postos efetivos, cuja distribuição em carreiras será a seguinte: 110 ocupações em cargos que exigem dos candidatos formação mínima em nível médio; as demais 60 funções se destinarão a carreiras em nível universitário. Remunerações no teto de 9.389 reais. Com relação a esse detalhe será necessário aguardar por mais atualizações, na próxima semana.

Outros detalhes:

Para as vagas destinadas aos setores que exigem formação em nível médio, o concurso contará, como foi indicado, com 110 cargos na área de técnico ambiental, cujo valor inicial do vencimento está, atualmente, em 4.408 reais, complementado pela taxa de auxílio alimentação, no teto de 458 reais.

Para os cargos de nível universitário a disponibilização é de 61 postos na função de analista ambiental, cujo salário inicial atinge a escala de 9.389 reais, já acrescido de valor, embutido na remuneração, do auxílio alimentação em 458 reais.

Um breve histórico do último certame da ICMBio, pode orientar os futuros candidatos do próximo:

Realizado no ano de 2014, aquele processo de seleção prover cargos nas mesmas áreas, disponibilizando um total de 271 cargos efetivos, cuja distribuição seguiu o critério de 16 vagas previamente reservadas aos cidadãos na categoria de pessoas com deficiência, no caso dos setores de técnico e analista. A banca organizadora ficou por conta da instituição Cespe (UnB), a atual Cebraspe, ou seja, a mesma corporação.

A distribuição das vagas na área de analista administrativo foi de 20 postos, e no setor de analista ambiental, 30 cargos. Cada inscrito teve a obrigação de apresentar, na ocasião, certificado de graduação superior em quaisquer ramos do saber profissional. As duas áreas de carreiras têm vencimentos na escala de 6.478 reais, dentro de um expediente de trabalho em 40 horas por semana. Para a função de técnico administrativo foram disponibilizados 168 cargos, ao passo que na área de técnico ambiental foram 53 vagas, com exigência de nível médio, ambas. Os dois acrgos são exercidos em expediente semanal de 40 horas, e a remuneração iniciação estava no teto de 2.887 reais.

Resumo dos dados:

Próximo certame para cargos no ICMBIO deverá acontecer entre o fim de 2021 e início de 2022. Disponibilização de 171 postos efetivos. Prazo de inscrição, datas de provas, conteúdo programático, entre outros detalhes, serão publicados em breve. Os cargos exigem nível médio e universitário. Banca de regência: Cebraspe.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.