Concurso IBGE 2022 – Banca Organizadora é Escolhida


IBGE prepara realização de novo concurso público 2022. Banca Organizadora já foi escolhida e edital deve ser publicado em breve.

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recentemente teve a sua banca organizadora confirmada através de uma publicação no Diário Oficial da União. O fato em questão aconteceu ainda na última quinta-feira, 25 de novembro, e o documento em questão dispensou a licitação, de modo que serviu para reafirmar a escolha da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para comandar o processo seletivo do IBGE.


Diante dos fatos destacados, é possível destacar que o próximo passo é a assinatura do contrato. Segundo alguns sites especializados em concursos púbicos, o esperado é que ela aconteça ainda nos próximos dias. Então, uma vez que o contrato seja devidamente assinado, será possível fazer a abertura do edital para dar início ao processo de inscrição. Logo, os interessados em prestar o concurso do IBGE devem ficar atentos a essas questões.


De acordo com as informações divulgadas até o presente momento, o processo seletivo em questão vai contar com a oferta de 206.891 vagas. Todas elas serão contratações temporadas para que possa ser realizado o Censo Demográfico. Segundo Eyder Mendes, o supervisor de disseminação de informações do IBGE, o órgão já trabalhava com um cronograma preliminar para o processo seletivo no mês de outubro de 2021. Entretanto, as inscrições somente foram retomadas em dezembro e a aplicação das provas deve acontecer durante o mês de janeiro.


Ainda sobre isso, Mendes chegou a destacar que as inscrições serão recebidas entre os dias 1 e 23 de dezembro. Mediante o encerramento deste período, as provas do concurso do IBGE serão aplicadas entre os dias 23 e 30 de janeiro. Entretanto, vale destacar que esses prazos são projeções e ainda não estão oficialmente confirmados pelo instituto. Desse modo, informações definitivas devem ser divulgadas ainda durante o mês de novembro.


Leia também:  TJ-MT - Novo Concurso Público 2018

Se o cronograma previsto até então pelo IBGE realmente for confirmado, o esperado é que a aplicação das provas do processo seletivo seja dividida em dois dias. Assim, os interessados em ocupar os cargos de agente censitário municipal e supervisor realizarão a prova no dia 23 de janeiro. Por outro lado, os candidatos que se inscreverem para as vagas de recenseador vão realizar o processo seletivo ainda no dia 30 de janeiro.

É possível afirmar que o concurso do IBGE será realizado com o objetivo de preencher três tipos de vagas diferentes, que foram distribuídas previamente pelo instituto de acordo com as suas necessidades. Diante do destacado, vale citar que o cargo de recenseador contará com 183 mil vagas. No que se refere aos postos de agente censitário supervisor e municipal, os aprovados no concurso do instituto serão distribuídos, respectivamente, entre 18.420 vagas e 5.450 vagas.

Em termos de exigências, vale citar que o cargo de recenseador exige somente a formação de ensino médio dos candidatos interessados. Além disso, outro aspecto que merece destaque é relativo à remuneração, que não é algo fixo. Logo, os aprovados vão receber o equivalente àquilo que produzirem durante o seu tempo trabalhando para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No que tange ao cargo de agente censitário supervisor, é possível citar que também é preciso obter ensino médio. Porém, para este cargo existe um salário inicial fixo de 2,1 mil reais. O cargo de agente censitário municipal, por sua vez, possui remuneração inicial de 1,7 mil. Outro aspecto interessante sobre essas duas funções é que os aprovados receberão um auxílio alimentação de 458 reais.

Leia também:  Concurso da Prefeitura de Serrania 2017 MG - Vagas e Inscrição

Além do concurso descrito anteriormente, o IBGE também contará com outro processo seletivo em breve. Este tem como objetivo preencher 312 vagas e tem como banca organizadora o Instituto Idecan. Entre essas vagas, 300 são destinadas a cargos que exigem ensino médio e as outras 12 são voltadas para o nível superior. O edital também não chegou a ser publicado, o que deve acontecer durante o mês de janeiro.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.