Concurso Metrofor CE 2022 – Previsão de Edital


Metrofor deve realizar novo concurso público em 2022. Edital deve ser publicado em breve.

De acordo com informações divulgadas na última semana, o concurso do Metrô Fortaleza CE (Metrofor CE) já tem previsão para acontecer. As últimas notícias veiculadas destacam que o processo seletivo acontecerá no ano de 2022. O anúncio da seleção ocorreu no dia 23 de novembro e foi feito por Camilo Santana, o governador do estado, através dos seus canais nas redes sociais.


Na ocasião da divulgação, Santana chegou a destacar que o concurso do Metrofor CE contará com 150 vagas. Entretanto, maiores detalhes a respeito dos postos de trabalho, dos salários e das exigências que os candidatos interessados deverão atender ainda não foram veiculados pelo governador. Desse modo, espera-se que o anúncio relativo a estes detalhes aconteça no futuro próximo.


Entretanto, o certame já pode ser considerado confirmado a partir das declarações de Camilo Santana. Segundo as falas do governador, o processo acontecerá no ano de 2022. Além disso, sites especializados na área de concursos esperam que a autorização oficial para o processo seletivo da Metrofor CE sejam divulgadas em breve, visto que somente mediante esta divulgação será possível dar início aos trâmites, como a formação da banca responsável pelo concurso.


Assim, é somente mediante essas questões o edital poderá ser publicado e, portanto, o período de inscrição terá início.


No que se refere ao último processo seletivo realizado pelo Metro de Fortaleza CE, é possível destacar que este aconteceu ainda no ano de 2016. Na época foram disponibilizadas para os candidatos 148 vagas, distribuídas entre vários cargos. Na ocasião citada, o nível de escolaridade exigido foi o ensino médio. Além disso, é possível destacar que a banca organizadora do processo seletivo foi a Universidade Federal do Ceará.

Sobre os postos de trabalho, é possível destacar que o último concurso do Metrofor CE contemplou cargos de assistente de condutor, com o total de 52 vagas para esta função. Além disso, o cargo de assistente de controlador de movimento teve 13 vagas disponíveis. Outros cargos que também foram contemplados pelo processo seletivo foram: auxiliar operacional (6 vagas), assistente técnico (2 vagas) e agente operacional (67 vagas). Entre todos os cargos destacados, somente o de assistente técnico exigiu que o ensino médio estivesse concluído e também determinou que os candidatos precisariam ter formação técnica na área em questão.

No que se refere às remunerações, é possível destacar que os salários variaram entre 943 reais e 1388 reais, sendo o mais baixo destes pago aos aprovados para o cargo de auxiliar operacional e o mais alto para a função de assistente técnico. Além disso, os aprovados no concurso da Metrofor CE de 2016 tiveram direito a alguns benefícios, como o vale alimentação (no valor de 698,65 reais) e a assistência médica (no valor de 532,35 reais).

Em termos de processo seletivo, vale citar que o concurso contou com provas objetivas, compostas por 50 questões distribuídas em diferentes áreas do conhecimento. De encontro a isso, é possível citar que a matemática e a língua portuguesa tiveram número de questões igual e cada prova contou com 20 perguntas. Além disso, os conhecimentos gerais foram a outra disciplina c obrada, mas contaram com apenas 10 questões.

Diante de tudo o que foi destacado, os interessados no concurso do Metrofor CE de 2021 devem ficar atentos às futuras divulgações para ter uma visão mais ampla do processo seletivo e avaliar para quais funções poderiam se candidatar. É válido ressaltar que o processo de 2016 não influencia no que acontecerá em 2021 e serve apenas como ilustração, de modo que os interessados possam ter uma ideia de como funciona e o que é avaliado durante as provas. Entretanto, a depender dos cargos disponibilizados, isso pode ser modificado. Logo, somente com a publicação do edital será determinado com certeza.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.