Novo Concurso para Perito da Receita Federal 2022


Receita Federal abre inscrições para seu novo concurso público 2022. Seleção oferece 43 vagas no Porto de São Francisco do Sul (SC).

Chegou a oportunidade para quem sonha em trabalhar na Receita Federal. Embora as vagas oferecidas pelo novo concurso do órgão sejam temporárias, conseguir ser aprovado garante benefícios e um bom salário durante dois anos, período que pode ser prorrogado, driblando assim os efeitos causados pela pandemia do novo Coronavírus, a exemplo da elevação do desemprego no país. As inscrições para o novo concurso da Receita Federal já estão abertas e podem ser feitas até o dia 17 de dezembro deste ano, gratuitamente, via internet. São oferecidas 43 vagas temporárias para perito autônomo, distribuídas em dez áreas profissionais. Os novos peritos atuarão no Porto da cidade de São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina, no setor de Alfândega.


Do total de vagas ofertadas, 10 são destinadas para atuação com mercadorias a granel. Para essas oportunidades, podem concorrer os interessados que têm formação em áreas profissionais inseridas no Conselho dos Técnicos Industriais ou no de Engenharia e Agronomia, em âmbito federal. As outras vagas exigem nível superior nas áreas de química, informática, tecnologia da informação e de engenharia da computação, elétrica, eletrônica, têxtil, mecânica, agronômica, metalúrgica e de alimentos. O edital estabelece que também é preciso ter experiência de, no mínimo, dois anos.


As inscrições para esse processo seletivo da Receita Federal podem ser feitas até o próximo dia 17, pela internet, sem a necessidade de pagar qualquer taxa. O passo a passo das inscrições começa solicitando, através do e-mail peritos.sc.alfsfs@rfb.gov.br, a abertura de um DDA, Dossiê Digital de Atendimento, colocando Processo seletivo de peritos – edital ALF/SFS 2/2021 como assunto. É preciso informar, no corpo da mensagem eletrônica, dados pessoais como nome, CPF, área de interesse e telefone. Caso o candidato queira concorrer a mais de uma área de especialização, tem que, obrigatoriamente, abrir um DDA para cada uma.


Passos seguintes – Em resposta à mensagem, o candidato receberá o número do DDA. De posse desse número, deverá solicitar a juntada da documentação através do e-CAC, no endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login. Para essa solicitação de juntar os documentos ao dossiê que foi criado no e-CAC, é preciso localizar o dossiê gerado, que estará na aba Legislação>Processos Digitais>Meus Processos. É possível acessar todas as instruções para a realização dessa etapa da inscrição no processo seletivo da Receita Federal no link https://www.gov.br/pt-br/servicos/juntar-documentos-a-processo. Essa etapa do envio da juntada de documentação tem prazo até o dia 7 de janeiro de 2022 para ser concluída.


Os documentos que devem ser juntados ao dossiê podem ser encontrados anexados ao edital. Entre eles estão: pedido de inscrição; comprovante de vínculo com o órgão de exercício profissional, se houver; certidão de regularidade em relação a pagamentos de contribuições previdenciárias junto ao INSS e do exercício da profissão, como também de Imposto sobre Serviços (ISS) e de tributos federais; comprovante do local de domicílio do candidato, que deve ser a, no máximo 250 km de distância da sede da Alfândega de São Francisco do Sul (SC); RG e CPF (ou CNH); e currículo com documentação profissional, entre outros.

Avaliação do candidato

O processo de seleção se dará através de análise do currículo, tendo como base todas as informações repassadas na inscrição sobre a experiência e a formação do candidato. O resultado final deve ser divulgado até o dia 1º de abril de 2022, no site da Receita Federal do Brasil: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/processos-seletivos/2021.

Os aprovados não terão vínculo empregatício com a Receita, no entanto, deverão cumprir a prestação de serviço na Alfândega do Porto de São Francisco do Sul durante dois anos, com a possibilidade desse período ser prorrogado.

Todos os detalhes sobre esse processo seletivo da Receita Federal podem ser conferidos no edital, publicado em 3 de novembro deste ano, através do link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-alf/sfs-n-2-de-3-de-novembro-de-2021-356602325.


Texto de Denise Vilar


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.