Profissão Concurseiro – Vale a pena investir em cargos públicos?


O cenário econômico brasileiro está levando muitos a tentarem cargos públicos em busca de estabilidade. Mas será que ainda vale a pena investir em Concursos Públicos no Brasil?

Diante da situação econômica do país, empresas fechando, alta no desemprego e desestabilidade financeira. Quem não sonha em ter um cargo estável, bem remunerado, com salário vitalício, cheio de benefícios garantidos, baixa carga horária e a não obrigatoriedade de apresentar resultados? Parece tentador, não é mesmo?


Os Concursos Públicos têm se tornado uma grande alternativa para quem não consegue se consolidar no mercado de trabalho, ou até mesmo os que sofrem com o temível desemprego no país, que, segundo dados divulgados pelo IBGE ((Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já somam 15,5 milhões os brasileiros que estão sem trabalhar no Brasil.


O desespero aumenta e, com isso, a busca por condições de vidas melhores está levando muitos brasileiros a se dedicarem exclusivamente ao estudo de Concursos Públicos, a propósito de por fim às aflições geradas pelas incertezas do atual e conturbado cenário econômico brasileiro.


Devido à pandemia da Covid-19, muitos concursos foram adiados e até mesmo suspensos. E agora? Será que no atual momento do país ainda é vantagem se dedicar para tentar pleitear um cargo público?


A princípio parece um pouco desanimador. Tudo agora tem sido adaptado, ajustado, adiado. Provas adiadas e editais que estavam previstos foram cancelados. O governo está cortando cada vez mais gastos e, consequentemente, evitando a contratação de novos funcionários públicos. Essa incerteza do futuro está assustando a vida de todos. É desmotivador ter que iniciar um estudo para um concurso sem previsão correta de quando irá acontecer.

Leia também:  Concurso Guarulhos 2021 SP - Prefeitura Municipal

Porém, todos os anos funcionários públicos se aposentam, morrem ou saem de seus cargos. E o setor público precisa de gente para trabalhar e ocupar essas vagas ociosas. O sistema público ainda necessita de muita mão de obra e, para elas serem contratadas, há a necessidade de realização de concurso público. Os concursos não vão acabar!

Porém, essa má fase dos Concursos pode ajudar, e muito, a vida dos Concurseiros. Não é preciso esperar sair o Edital para começar a estudar. Quanto antes o candidato se empenhar e iniciar seus estudos, mais tempo ele terá para assimilar e aprender todo o conteúdo.

Por isso, para te ajudar a seguir na vida de Concurseiro, separamos algumas dicas para ter sucesso para conseguir ser aprovado no tão sonhado cargo público, aproveitando esse momento ruim que estamos atravessando como uma grande vantagem competitiva.

Dicas para passar em Concursos Públicos

Segundo William Douglas, guru dos Concursos Públicos e autor do livro "Como passar em Provas e Concursos", da editora Impetus, há três grandes pilares para quem deseja passar em Concursos. O primeiro deles é o planejamento e a organização, o segundo é como saber estudar e o terceiro pilar é como fazer a prova.

Organização e Planejamento

O candidato antes de tudo dever saber como planejar e organizar os seus estudos. Primeiro passo será delimitar qual área (fiscal, jurídica, tributária, administrativa…) e cargo irá concorrer, de acordo com as suas habilidades e seu perfil. Você deverá se enxergar na profissão escolhida e ver se realmente é isso o que você deseja para a sua vida. Essa escolha é fundamental para definir qual será a sua estratégia de preparação.

Feito isso é hora de planejar os estudos, definir quais técnicas irá utilizar para estudar, aprender e resolver as questões. No geral são quatro pilares que devem ser foco em seus estudos: leis, doutrina, jurisprudência e resolver questões.

Leia também:  Concurso para Professor em Taubaté SP 2021

Qual a melhor técnica para estudar para Concursos?

Não existe uma melhor técnica ou método de estudo. Cada estudante deve se ater ao que rende mais no momento. Alguns preferem estudar uma disciplina de cada vez até saber tudo dela. Outros já preferem variar nas matérias, estudando uma por dia. Vai do concurseiro descobrir qual a estratégia é melhor, se é lendo, ouvindo áudios, assistindo aulas, fazendo resumos ou mapas mentais, estudando de dia ou à noite.

O importante é criar o seu método de estudo próprio e adaptar à sua rotina.

Uma dica é buscar uma fonte de material de estudo e focar nela. Mudanças nas fontes só vão fazer com que você se perca em opiniões e argumentos contrários.

Como se preparar para fazer a prova?

O ideal é ir treinando seus conhecimentos realizado questões durante todo o processo de estudo. O lema dos Concurseiros é "É praticando que se aprende e a prática leva à aprovação", ou seja, treine, treine muito para as provas. Faça todas as questões de concursos anteriores, veja quais tem mais dificuldade e foque seus estudos nelas até dominar o assunto.

Praticar resolvendo simulados ajuda a entender como é o padrão da organizadora na elaboração das provas, os temas que são mais cobrados, além disso, você pode ter a sorte de na sua prova cair uma questão parecida com a que você realizou em seus estudos. Muitas provas repetem estilos de questões.

Não fui aprovado no concurso, e agora?

A resiliência é fundamental na vida do Concurseiro. A aprovação na grande maioria das vezes não chega instantaneamente, pode demorar anos até conseguir estar apto para ser aprovado nas provas. Passar no concurso é um projeto a médio e longo prazo, demanda dedicação, esforço, persistência e resiliência para superar as reprovações e tentar novamente no próximo concurso. O importante é não desistir!

Leia também:  Concursos Públicos Abertos no RS - Outubro 2021



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.