Concurso Guarda Civil Guarulhos SP 2022 – Vagas e Inscrição


Guarda Civil de Guarulhos abre inscrições para novo concurso público. Seleção oferece 50 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de fevereiro de 2022.

Quem tem se preparado e intensificado os estudos a espera de oportunidades em processos seletivos na área de segurança pública, já pode se inscrever no concurso que a Prefeitura de Guarulhos, que compõe a Grande São Paulo, vai realizar no próximo ano para a Guarda Civil Municipal. O município abriu 50 vagas para contratação imediata, destinadas para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio. Desse total de vagas, 40 são para homens e dez para mulheres, com a previsão também de três vagas voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência.


De acordo com o edital, publicado no último dia 3 de dezembro, a remuneração inicial é de R$ 2.089,23, para uma jornada semanal de 40 horas, podendo ser cumprida por meio de revezamento, de acordo com a Legislação Municipal. Também serão fornecidos auxílio-transporte e auxílio-alimentação para o candidato aprovado e contratado para a Guarda Municipal. A validade desse concurso para preenchimento de vagas no serviço público de Guarulhos é de dois anos, mas há a possibilidade desse período ser prorrogado.


Esse processo seletivo é um bom atrativo para quem se enquadra nos pré-requisitos exigidos para o cargo de Guarda Municipal. Além do nível médio de escolaridade, é preciso possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria B ou superior e ter idade entre 18 e 35 anos. Os homens devem ter, no mínimo, 1,60 m de altura, e as mulheres, 1,55 m.


As inscrições já estão abertas e os interessados têm um prazo até dia 4 de fevereiro de 2022 para se candidatar. O candidato deve iniciar o processo de inscrição acessando o site da Fundação Vunesp, organizadora do concurso público, cujo endereço é www.vunesp.com.br. No site, localizar o link que encaminha para concursos públicos, ler o edital e preencher toda a ficha. Em seguida, é preciso transmitir os dados, imprimir o boleto bancário e fazer o pagamento da taxa no valor de R$ 95,60 em qualquer agência bancária, para validar a inscrição.


O candidato que pretende solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição tem até o dia 15 deste mês de dezembro para comprovar estar enquadrado em situação descrita no edital, a exemplo de estar desempregado, não possuir renda superior a dois salários mínimos ou estar inscrito em programa social do governo federal, entre outros requisitos. A solicitação de isenção deve ser feita por meio do site da Fundação Vunesp.

Provas e exames

As etapas de avaliação começam com a aplicação da prova objetiva. Prevista para o dia 13 de março de 2022, a prova é composta por 40 questões de atualidades, conhecimentos específicos, noções de informática, matemática e língua portuguesa, todas de múltipla escolha.

Para a seleção, os candidatos vão se submeter a outras etapas, também de caráter eliminatório, que incluem investigação social (conduta moral), exame antropométrico (altura), teste de aptidão física (flexo-extensão de cotovelos, resistência abdominal e corrida) avaliação psicológica e exames médicos.

Após o processo de seleção, Os candidatos aprovados em todas as etapas, após o processo de posse no cargo, terão que participar, durante um ano, de um curso de formação e capacitação física, que tem como objetivo formar os novos contratados com conhecimentos e habilidades que serão imprescindíveis para o desempenho da função. O curso será ministrado pela Guarda Municipal de Guarulhos.

Atribuições – A principal função do servidor público integrante da Guarda Municipal é atuar na proteção de bens, serviços e instalações do município, como também na proteção dos direitos humanos, preservação da vida e patrulhamento preventivo.

Os candidatos que queiram informações mais detalhadas sobre o concurso público da Guarda Municipal de Guarulhos pode acessar o edital no link https://www.vunesp.com.br/PMGR2101. Qualquer dúvida além do que consta no edital, pode ser questionada à banca organizadora pelo telefone (11) 3874-6300.


Texto de Denise Vilar


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.