A Telebrás estará com as inscrições abertas até o dia 27 de dezembro para seu novo Concurso Público que oferta vagas efetivas e cadastro reserva.
Outro importante concurso iniciou o período de inscrições no último dia sete deste mês de dezembro.
O certame vai preencher cargos no departamento da Telebrás, ou grupo de Telecomunicações Brasileiras, que contempla um rol de até 1.182 postos, dos quais, os primeiros nove serão preenchidos imediatamente, permanecendo o restante para o chamado cadastro reserva de pessoas. A instituição encarregada de atuar como banca organizadora é o Cebraspe, e o prazo final para cadastro de inscrição fecha no dia 27 deste mês de dezembro, por meio de acesso ao site: https://www.cebraspe.org.br/concursos/TELEBRAS_21.
Embora se trata de apenas 9 postos imediatos, os demais 1.173 candidatos selecionados, aprovados e nomeados serão contratados ao longo do período de validade deste certame, que será de 24 meses. Existe a possibilidade de prorrogação deste prazo por até mais 24 meses, ou dois anos, de modo a fazer ingressar todos os inscritos e aprovados.
As duas carreiras elencadas nesse concurso exigem requisitos básicos de formação escolar em nível médio e formação técnica. Segue:
1 – Cargo na área de Técnico em Gestão das Telecomunicações, abrangendo a função de Assistente administrativo, com 40 postos para cadastro reserva; para a função de Assistente técnico, com 80 postos para cadastro reserva.
Em ambos os casos, no setor de Técnico na Gestão das Telecomunicações, o vencimento mensal inicial está na escala de 3.305 reais.
2 – Para o setor de Especialista em Gestão das Telecomunicações, com exigência de graduação superior, as funções são as seguintes:
Para Advogado, com 100 postos em cadastro reserva; para a função de Contador, com uma vaga imediata e mais 51 para cadastro reserva; na função de Engenheiro Aeroespacial, com 30 vagas em cadastro reserva; para Engenheiro Civil (60 CR); para Engenheiro Eletricista ou Eletrônico, com 100 postos em cadastro reserva; para Engenheiro de Redes, duas vagas imediatas e mais 100 para cadastro reserva e na função de Engenheiro em Telecomunicações, com três postos imediatos e mais 153 para cadastro reserva.
Para a função de Analista em oito seções, segue: área de tecnologia da informação, para 100 vagas em cadastro reserva; setor administrativo, uma vaga imediata e 101 para cadastro reserva; setor de auditoria, uma vaga imediata e 21 em cadastro reserva; setor comercial, uma vaga imediata e 121 em cadastro reserva; setor de estatística, para 25 postos em cadastro reserva; setor de finanças, 30 para cadastro reserva; setor de marketing (30 para cadastro reserva) e na área de psicologia (30 para cadastro reserva).
Neste caso, cargos no departamento de Especialistas em Gestão das Telecomunicações o valor inicial dos vencimentos está em 8.766 reais.
As lotações dos cargos, ao longo do tempo se darão no Rio de Janeiro (RJ) e na Capital Federal (DF). E a distribuição, entre as duas comarcas, será efetuada em conformidade com os setores da instituição localizados nessas regiões.
Sobre o procedimento de inscrição no certame, segue:
Todas as pessoas interessadas deverão preencher a ficha cadastral disponibilizada no portal do Cebraspe, acima indicado. Relembrando que o prazo final de inscrição é o dia 27 deste mês.
As taxas cadastrais, conforme o nível de exigência acadêmica do cargo, estão nos seguintes valores: 70 reais para os setores técnicos, e 97 reais para o setor de especialistas. Os cadernos de provas serão ministrados no mês de fevereiro do ano que vem. O bloco de prova objetiva conterá cerca de 120 questões objetivas, distribuídas em 50 sobre Conhecimentos Gerais e 70 versando em Conhecimentos Específicos.
A prova discursiva consistirá na confecção de uma redação dissertativa, em até 30 linhas. Os candidatos que necessitarem solicitar isenção de taxa deverão consultar o mesmo site da banca organizadora.
Por Ana Paula