Concursos Públicos Abertos em Dezembro 2021


Confira aqui a lista com os principais concursos públicos que poderão ser abertos ainda no mês de dezembro de 2021.

Antes de o ano de 2021 terminar, novos concursos públicos seguem em preparação, para publicação de edital entre este e o próximo ano, 2022.


Assim, os próximos certames poderão ser lançados ainda este ano, dado que já estavam previstos e aguardavam autorização da solicitação. Todos contemplam uma série de cargos voltados a cidadãos profissionais com formações acadêmicas entre nível médio, técnico e graduação universitária, e terão lotações de postos em quase todos os Estados do Brasil. Está sendo elencada aqui uma seleção de quatro processos seletivos com previsão de lançamento ainda este ano. Segue a relação:


Concurso Detran DF

O processo seletivo já está devidamente autorizado por ação da Secretaria de Estado da Economia. Trata-se de oportunidades disponibilizadas pelo órgão em modo de cargos vitalícios para carreiras de setor de Atividades no Trânsito. Embora esteja autorizado, com trâmite avançado e banca organizadora definida, o mesmo órgão ainda aguarda o parecer favorável das áreas técnicas de gestão pessoal, de orçamento e outros detalhes finais.


Concurso PC SP

 Este é outro concurso cujos passos finais estão muito adiantados. A instituição que atuará como banca organizadora é a Fundação Vunesp, ou Fundação para Vestibulares da Universidade Estatual Paulista. De acordo com nota oficial, a autorização da seleção tem por meta dispor de mais 2.939 postos efetivos, distribuídos em quatro cargos diferenciados, como segue:


Na função de Delegado, com 250 postos voltados aos profissionais com porte de graduação em nível universitário, área de Direito, bem como apresentar registro de experiência na área, com mínimo de dois anos de atuação;

  1.  Na área de Investigador, com 900 postos destinados aos profissionais que portem graduação em quaisquer áreas universitárias;
  2. Na área de Escrivão, para 1.600 postos voltados aos profissionais que portem graduação em quaisquer áreas universitárias;
  3. Na área de Médico Legista, para 189 postos. Os concorrentes deverão estar graduados na área de Medicina.

Os vencimentos, em cada setor, podem chegar ao teto de 10.382 reais, conforme o cargo de opção.

Concurso do Ministério da Economia.

Depois de publicada a portaria que autoriza o processo seletivo, e formada a comissão que vai determinar a estrutura do edital, bem como a banca organizadora. Portanto, os passos deste concurso já estão dados.

A meta é disponibilizar em torno de 300 postos em caráter temporário, voltados aos profissionais que possuam formação acadêmica em nível médio, técnico e universitário. Os postos serão destinados aos seguintes cargos:

Para Analista em Negócios; na área de Analista Técnico para as Demandas Previdenciárias; no setor de Técnico nas Atividades Previdenciárias e nas de Apoio. Este edital tem previsão de divulgação para o mês fevereiro do próximo ano.

Concurso CGU – Controladoria Geral da União

A autorização da solicitação já foi efetivada, e a instituição que atuará como banca organizadora foi determinada, no caso, a Fundação Getúlio Vargas, ou FGV. Este concurso tem por meta disponibilizar 375 postos, cuja distribuição seguirá o seguinte critério: 300 cargos na área de Auditor Federal em Finanças e no Controle, para candidatos munidos de formação superior, e 75 postos na função de Técnico Federal em Finanças e em Controle, para candidatos com nível médio de formação escolar.

Neste certame os vencimentos mensais chegam ao teto de 19.197 reais. Assim que o texto de edital estiver devidamente publicado, as provas objetivas serão ministradas em dois meses. As etapas serão divulgadas no edital de abertura.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.