Concurso GCM SP 2022 – Seleção da Banca Organizadora


GCM SP prepara realização de novo concurso público em 2022. Banca Organizadora está em processo de seleção.

O próximo concurso público que está em pauta vai preencher cargos no setor da GCM/SP, ou departamento da Guarda Civil Metropolitana da capital São Paulo.


A autorização da solicitação deste certame havia sido publicada ainda no mês de outubro. A comissão que rege os trâmites de estruturação do edital segue em seus trabalhos para garantir o passo final, que é a determinação da instituição que vai reger o certame como banca organizadora. Assim que a assinatura de contratação da banca estiver efetuada, será um breve tempo para a publicação definitiva do documento de edital de abertura do processo seletivo.


A meta deste projeto, considerando que o prazo máximo de organização de um concurso é de seis meses, é de iniciar o processo de seleção já no primeiro mês de 2022. Nesse sentido, ainda é necessário aguardar por mais informações.


De acordo com a autorização da prefeitura da cidade de São Paulo, o certame vai disponibilizar cerca de 1.000 postos vitalícios, no setor público, como servidores. Os requisitos mínimos são: estar em idades entre 18 e 35 anos, ter porte mínimo de 1,65 metros de altura em relação aos candidatos masculinos e 1,60 metros para as candidatas femininas; portar carteira nacional de habilitação em categoria "B".


O processo de seleção anterior a esse, realizado no ano de 2013, contemplou as mesmas exigências, dado que proveu cargos em diversos setores, abrangendo valor inicial de remuneração no teto de 1.377 reais. O expediente de serviço compreende 40 horas por semana, incluindo o chamado regime de plantões. Entretanto, o próximo edital vai apresentar todos esses dados já atualizados.

Naquele ano, a remuneração básica, em início de carreira, estava estruturada dentro dos seguintes valores que compõe o integral: 652 reais bruto, complementado pelo valor de gratificação, no regime trabalhista, no teto de 516 reais, acrescido, também, do chamado abono suplementar na escala de 205 reais.

Estes cargos também abrangem, em modo padrão, os seguintes benefícios: o vale transporte; o vale alimentação, no teto de 257 reais, e o vale refeição de 13 reais diários. Estes são dados oficiais disponíveis no portal oficial do órgão da Secretaria Municipal para Segurança Urbana na comarca de São Paulo. Hoje, a remuneração básica está na base de 755 reais.

Assim como no edital do certame passado, o próximo, certamente, será regido nas mesmas bases, dentro do objetivo de escalonar as próximas contratações ao longo do período de duração do certame, entre o início do próximo ano, 2022, o mês de janeiro do ano 2023 até o mês janeiro do ano de 2024.

A prova objetiva, e demais fases do processo seletivo anterior, foi estruturada da seguinte maneira:

Iniciou com a aplicação dos cadernos de provas objetivas; seguiu com a realização do teste para aferição da altura e capacidade física, testes de resistência e finalizou com a avaliação psicológica, para todos os candidatos. As provas contaram com 50 questões. O novo concurso contará com etapas similares, caso a banca organizadora seja dirigida pela mesma instituição.

Resumo das informações básicas:

Novo certame vai prover cargos no órgão da Guarda Civil Metropolitana, Distrito de São Paulo. Será disponibilizada a quantidade exata de 1.000 postos efetivos. Taxa de cadastro, datas de provas, período de inscrição, entre outros detalhes, serão definidos na próxima semana.

Cargos no setor de Guarda Civil Metropolitano, e atuação na seção de Segurança Pública. Grau de escolaridade mínimo exigido: graduação em nível médio. Vencimentos e benefícios compatíveis com a lei constitucional. Lotação dos futuros cargos na cidade de São Paulo (Estado de São Paulo).


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.