Concurso PM-SP 2022 – Curso de Formação de Oficiais

PM SP realiza novo concurso para formação de oficiais. Edital já foi publicado e oferece 220 vagas.

Outro edital recentemente publicado deu início ao certame que vai preencher vagas no departamento da Polícia Militar, seção do Estado de São Paulo; o concurso da PM/SP. Nesta seleção todos os inscritos serão conduzidos ao Curso destinado à Formação dos Oficiais.

Este processo de seleção está contemplando 220 cargos em carreiras efetivas, na função inicial de aluno oficial, para atuação no órgão da PM paulista. Estes postos estão abertos aos profissionais masculinos e femininos. Os requisitos básicos seguem: portar certificado de conclusão em ensino médio; estar em idades entre 17 e 30 anos; portar altura mínima de 1,60 metros em relação aos concorrentes de sexo masculino, e 1,55 metros para concorrentes do sexo feminino.

Este cargo ofertado pelo departamento da Polícia Militar (SP) abrange vencimento no teto de 3.310 reais, estruturado no seguinte modo: 1.262 reais bruto; 1.262 reais em Regime Especial de Trabalho Policial, complementado pelo valor de 785 reais pela insalubridade. Expediente de 40 horas por semana.

Durante o processo de graduação no cargo, a remuneração vai passando pelos necessários ajustes, até atingir a escala final de 4.139 reais. Com a promoção ao posto de Tenente da PM o vencimento vai para 6.747 reais.

Itinerário do período de inscrição nesse certame:

O período de inscrição inicia no dia 15 deste mês de dezembro e finaliza no dia 20 do próximo mês de janeiro (2022), e deverão ser efetuadas somente via online, acessando o portal digital da instituição que rege a banca organizadora, Fundação Vunesp: https://www.vunesp.com.br/. O valor de taxa está estipulado em 130 reais.

Leia também:  Concurso TJ SP 2018 - Inscrições Abertas

Os futuros concorrentes deverão optar por um município onde as provas serão ministradas. Segue a relação: distrito de São Paulo; cidade de Araçatuba; na cidade de Bauru; em Campinas; distrito de Piracicaba; em Presidente Prudente; na cidade de Ribeirão Preto; na cidade de Santos; em São José do Rio Preto; na cidade de São José dos Campos e no distrito de Sorocaba.

O itinerário de provas deste concurso será realizado no mês março, 2022:

Os cadernos de provas objetivas e provas discursivas deste certame está agendada exatamente para o dia 20 do mês março, no próximo ano, com tempo oficial de cinco horas para sua resolução. O bloco de prova objetiva conterá 80 questões, distribuídas, conforme o conteúdo programático, da seguinte maneira:

A – Na área de Ciências Humanas e em Tecnologias, com 20 questões:

Versando em matéria de História, com seis questões; matéria de Filosofia, quatro questões; em matéria de Sociologia, quatro questões e em Geografia, seis questões.

B – Na área de Linguagens e dos Códigos, com 24 questões:

Em matéria de Língua Portuguesa e em Interpretação de Textos, com 18 questões; em matéria de Língua Inglesa e Espanhola, com seis questões.

C – Na área de Matemática e de Ciências da Natureza, com 30 questões:

Na área de Matemática, com 12 questões; em Física, seis questões; em Química, seis questões; em Biologia, seis questões; na área de Conhecimentos Específicos, com seis questões; em Administração Pública, duas questões; em Noções Básicas no ramo de Informática, quatro questões.

A prova dissertativa consistirá na confecção de uma redação, estruturada em discurso no estilo prosa, dentro da norma padrão ou norma culta da língua brasileira, versando sobre os temas contidos nos textos auxiliares, que deverão servir de referencial obrigatório na formação dos argumentos produzidos pelos candidatos.

Leia também:  Concurso ICMBio 2022 - Edital, Vagas, Inscrições

As demais etapas do certame consistirão nas seguintes:

O Exame de aferição sobre a Aptidão Física; os Exames sobre a Saúde; os Exames Psíquicos; a análise sobre o histórico da Conduta Social e finaliza com a avaliação sobre a documentação solicitada nos requisitos.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.