Concurso PC PI 2022 – Comissão Organizadora é Formada


PC-PI define comissão organizadora do seu novo concurso público 2022. Confira aqui mais detalhes.

A Polícia Civil do Estado do Piauí (PC PI) está realizando um novo concurso público que oferece oportunidades de emprego para os cargos administrativos e de escrivão. Dessa forma, a fim de acelerar o processo do novo certame, recentemente foi formada uma comissão organizadora. Na última segunda-feira, dia 13 de dezembro, foi publicado no diário oficial os nomes de cada membro que compõe a comissão.


Apesar de que em 2020 ter sido mencionado que concurso público oferecerá cerca de 380 vagas, por hora, ainda não houve confirmação se essa informação ainda é válida. Por isso, é necessário manter-se sempre atualizado sobre as novidades acerca do certame.


Agora que a comissão organizadora está formada, é possível alavancar as próximas etapas que constituem a realização do concurso público. Dessa forma, o objetivo é fazer com que o concurso público aconteça o mais rápido possível, já que ele está finalmente saindo do papel depois de uma longa espera. Nesse sentido, o próximo passo baseia-se na escolha da banca organizadora, responsável por montar o edital; divulgar as datas de inscrições e os prazos para o pagamento das taxas; divulgar os locais de prova; realizar todas as etapas de seleção e chamar os candidatos aprovados. Como se pode perceber, é uma grande responsabilidade.


Sendo assim, quanto antes a banca organizadora for escolhida e acontecer a assinatura do contrato, mais próximo se estará da data de publicação do edital que prevê o início das inscrições.


Até o momento, de acordo com a publicação realizada, é correto afirmar que o concurso público irá oferecer vagas para os cargos de escrivão e também de técnico administrativo. Sendo assim, inclui-se outras carreiras, tais como: psicólogo; assistente social; agente superior de serviço, cuja especialidade é ser um analista trabalhando em conjunto no apoio às atividades policiais; agente técnico de serviço, que também serve para apoiar as atividades do âmbito policial, como também auxiliar na necropsia.

Sabe-se que o último concurso público da PC PI aconteceu em 2018, tendo como banca organizadora de escolha a Nucepe. Na época, foram ofertadas aproximadamente 350 novas oportunidades de emprego, sendo que a totalidade das vagas englobava candidatos que possuíam nível superior. Desse total de vagas, houve uma divisão em que 250 vagas foram destinadas ao cargo de agente, 50 vagas eram para delegado e as demais 50 vagas para perito.

Como já é esperado em concursos da polícia, o processo seletivo foi dividido em etapas envolvendo provas objetivas e dissertativas; avaliações de saúde; testes de aptidão física; testes de avaliação psicológica e por fim, investigação social. Um processo de seleção clássico desse tipo de certame.

Assim como já foi mencionado, o fato da banca organizadora ainda não ter sido escolhida, impossibilita que se tenha mais informações precisas sobre o certame, como datas, salários e números de vagas. Tendo isso em vista, se o leitor ficou interessado e deseja participar do concurso ou conhece alguém que possa manifestar o mesmo interesse, é importante ficar atento e estar sempre acompanhando as atualizações sobre o certame, que a partir de agora, não devem demorar para acontecer.

Esse concurso público acontece em um ótimo momento, pois o Brasil vive um momento de instabilidade econômica, o que deixou muitos desempregados. Dessa maneira, esta é a oportunidade para aqueles que têm nível superior, mas se veem trabalhando no mercado informal, aqueles que estão totalmente desempregados e até mesmo aqueles que querem melhorar de emprego.

Por isso, uma das poucas certezas que se tem é que será um concurso público bastante concorrido, com uma grande relação de candidatos por números de vagas. Portanto, estar bem preparado é essencial e o quanto antes começar, melhor.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.