Novo Concurso do IBGE 2022 – Vagas, Cargos e Inscrição


IBGE divulga editais do novo concurso 2022. Seleções oferecem 1.812 vagas para o Censo 2022.

Outros editais de amplo alcance estão sendo publicados para seleções e preenchimento de postos em todo o Brasil.


Na última terça-feira começaram a ser publicados alguns editais que compõem o certame promovido pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e de Estatísticas, cujo objetivo será prover cargos aos profissionais que serão conduzidos ao trabalho do Censo Demográfico, para 2022. O período de inscrição já está aberto.


Este certame está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro em Formação e Capacitação, manejando aos editais publicados, abrindo um total de 1.812 postos que exigem nível médio de formação, para serem exercidos. A distribuição dos cargos seguirá o seguinte critério:


1 – Será disponibilizado 1.781 postos na função de agente censitário em administração e em informática, recebendo vencimentos no teto de 1.700 reais. Segue o link do edital: https://fs.ibfc.org.br/arquivos/9674f48bad160d98f30fdb6f1400045c.pdf.


2 – Será disponibilizado 31 postos para a função de coordenador censitário em áreas, recebendo vencimento 3.677 reais. Segue o link do edital: https://fs.ibfc.org.br/arquivos/fc1de7762bd54b74cb6c6ca63098690d.pdf.

Os cargos destinados ao setor de agente serão lotados em 27 unidades desta Federação, em regiões distintas. Os cargos na função de coordenador serão lotados em comarcas dos seguintes Estados: em Alagoas; Estado do Espírito Santo; Estado do Mato Grosso; em Minas Gerais; Estado de Pernambuco; Estado do Piauí; em Rondônia; em Roraima; Estado de São Paulo e no Tocantins.

Trata-se de contratos em caráter temporário, com previsão de cinco meses na escala de agente federal e de sete meses no posto de coordenador. Ambas as modalidades de contratações têm chances de prorrogação contratual, conforme o andamento dos trabalhos e as necessidades da instituição.

Remunerações e benefícios: vencimentos estabilizados e atualizados, conforme a lei e os benefícios garantidos pela constituição e pelo órgão, incluindo o auxílio alimentação; o vale transporte e auxílio pré-escolar; direito a férias e ao 13º, dentro do período de contrato.

Procedimento para cadastro de inscrição:

O prazo de inscrições para ingressar nesse concurso segue até o dia 10 do próximo mês de janeiro, por meio do preenchimento da ficha cadastral, acessando, conforme a opção do cargo, um dos dois links:

A – Função de agente, com taxa de 44 reais: https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/382.

B – Função de coordenador, com taxa de 66 reais: https://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/381.

Todas as dúvidas dos candidatos poderão ser solucionadas recorrendo aos atendentes da instituição que atua como banca, via telefone 11 4788 1430; ou ao e-mail: concurso@ibfc.org.br.

Sobre as provas e conteúdo programático:

A execução das provas está agendada para o dia 20 de fevereiro. O caderno de prova objetiva conterá 60 questões de tipo múltipla escolha, que deverá ser preenchida em quatro horas. O conteúdo programático segue:

– Matéria de língua portuguesa; em raciocínio lógico e noções de ética no serviço público;

– Matéria na área administração e em noções de setor gerencial, neste caso, prova voltada para os concorrentes à de coordenador;

– Matéria de informática e em noções no setor administrativo, neste caso, voltada apenas aos concorrentes para cargo de agente.

Junto do IBFC, duas outras instituições estão regendo o certame: A Fundação Getúlio Vargas e o Idecan ou Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e para Assistencial Nacional. Confira mais nos editais que estão disponíveis.

Resumo das informações:

Novo certame para cargos temporários no IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Disposição de 1.812 postos que exigem nível médio de formação. As taxas de inscrição estão divididas em dois valores, conforme o edital: para agente, com taxa de 44 reais; coordenador, com taxa de 66 reais. Atuação em seção administrativa. Nível médio de escolaridade. Banca organizadora pelo IBFC e Fundação Getúlio Vargas.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.