Novo Concurso TJ SP 2022 – Vagas em Cartórios


TJ-SP promove novo concurso público 2022 com vagas em Cartórios. Inscrições podem ser feitas até o dia 20 de janeiro de 2022.

No dia 13 deste mês de dezembro iniciou-se o período de inscrições para ingresso no certame que abre cargos no TJ/SP, ou órgão do Tribunal de Justiça pertencente ao Estado de São Paulo.


Este certame está voltado à outorga de delegações para notas e registro. A nova seleção vai dispor ao público mais 195 ocupações em setores extrajudiciais, consistindo em postos de provimento e de remoção.


Requisitos mínimos para se concorrer aos cargos:

É obrigatório que todos os candidatos apresentem comprovante, ou diploma, de graduação universitária na área de Direito; será aceita a apresentação de comprovante em exercício de atividade notarial, bem como apresentação do registro de histórico aferindo, no mínimo, uma década de atuação no ramo; todos deverão estar isentos de qualquer antessente criminal, ou processos civis que desqualifiquem os candidatos para o cargo ou outorga na delegação, portanto, todos terão obrigação de apresentar a certidão de distribuição em vara civil e no setor criminal (um década de registro); na área da Justiça Federal e Justiça Estadual, e no setor de protestos sobre títulos (meia década de experiência), cujas certidões tenham sido expedidas por departamentos estabelecido em cidades onde o concorrente tenha residido na última década.


No caso dos postos para a seção de remoção é obrigatório portar certidão titular da delegação no serviço notarial ou, ao menos, um registro oficial de exercício alocado no Estado de São Paulo por, pelo período mínimo de 24 meses.


É importante informar que este tipo de cargo não dispõe de remuneração estável, a qual está em correspondência com o montante de arrecadação a partir das atividades da respectiva unidade notarial; serão, também, descontados os respectivos tributos em relação ao governo estadual. Neste caso, o vencimento bruto está no teto de 13 salários mínimos, ou seja, no valor de 13.200 reais, que se completa nessa totalidade, nas serventias deficitárias.

Para cadastrar inscrição nesse processo seletivo do TJ/SP:

O período de cadastro das inscrições segue disponível até a data de 20 do próximo mês de janeiro, e deverá ser realizado apenas via online, acessando o endereço digital da instituição determinada para banca organizadora deste processo seletivo, ou seja, a Fundação Vunesp, segue o link: www.vunesp.com.br. Já no portal, será necessário seguir os passos que são exigidos para completar o cadastral e gerar o boleto com o valor de inscrição.

Observação: todos os concorrentes terão chances de se inscreverem em até três grupos, abrangendo mais dois critérios para ingresso no evento, sendo necessário, desta maneira, efetuar um cadastro distinto do outro. A taxa está estipulada no valor de 199 reais, em cada inscrição efetuada.

Itinerário de aplicação das provas e demais testes:

Este processo de seleção, que é destinado a dois critérios para ingresso, duas modalidades de testes, no caso, provimento e remoção, em quaisquer das três modalidades, compreenderá os seguintes passos:

1 – Aplicação da prova objetiva, inicial, em caráter eliminatório;

2 – Aplicação da prova dissertativa, dos testes práticos, em modo classificatório e eliminatório;

3 – Aplicação do teste oral; em modo classificatório e eliminatório;

4 – Fecha o ciclo de fases com a avaliação sobre títulos, certificados e diploma, apenas em modo classificatório.

Resumo das informações essenciais:

Novo concurso vai prover carreiras no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Está sendo disposto 195 cargos. O valor de inscrição está em 199 reais. Postos na área de notários em cartórios; seção administrativa e jurídica; grau de formação acadêmica exigida é de formação superior em Direito. A banca organizadora é a instituição Vunesp. Lotação das carreiras na cidade de São Paulo.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.