Concurso PC AM 2022 – Editais, Vagas, Cargos e Inscrição

PC-AM realiza Novo Concurso Público 2022. Seleção oferece 362 vagas com salários de até R$ 20 mil.

Um novo certame está aberto e dispõe de dois textos de edital. O concurso vai preencher vagas na PC/AM, ou órgão da Polícia Civil do Estado do Amazonas. No total, este processo de seleção vai preencher em torno de 362 cargos efetivos que exigem graduação universitária, para serem exercidos.

Edital I de 2021 dispõe de 62 cargos na função de delegado da polícia, a qual exige graduação em nível superior na área de direito e porte da carteira nacional de habilitação na categoria "B". O valor inicial do vencimento nesta carreira atinge a escala de 20.449 reais mensais.

Edital II de 2021 vai dispor das demais 300 carreiras que serão distribuídas entre os seguintes postos que exigem graduação universitária: na função de escrivão da polícia (62 cargos); na área de investigador da polícia (para 200 vagas); na área de perito criminal em seções de farmácia (três vagas); no setor de engenharia civil (cinco vagas); na área de biologia (vaga única); no setor de contabilidade (duas vagas); na seção de engenharia mecânica (três vagas); setor de química (três vagas); no setor de processamento em dados (cinco vagas); na área de veterinária (posto único); na área de física (três vagas) e setor de economia (única vaga); na função de perito legista (oito cargos) e na função de perito odontologista (três vagas). As remunerações estão entre os valores de 12.948 reais na área de investigador e escrivão; no teto de 16.237 em relação aos cargos de peritos.

Leia também:  Concurso TCA-SP 2017 - 51 Vagas em Araras (SP)

O procedimento para cadastro de inscrição nesse concurso segue, em detalhes, abaixo:

O período de cadastro de inscrição vai iniciar no dia três (3) do mês de janeiro e seguirá até o dia primeiro do mês de fevereiro, 2022. O preenchimento da ficha cadastral deverá ser efetuado apenas via online, acessando o portal digital da instituição que rege a banca organizadora, neste caso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br. Por se tratar de três categorias de carreiras, embora todas exijam formação superior, as taxas estão estipuladas nos seguintes valores:

– Na área de investigador e escrivão, taxa de 180 reais;

– Na área dos cargos em peritos criminal, legista e em odontolegista, taxa de 260 reais;

– Na área de delegado de polícia, taxa de 280 reais.

Abaixo segue, sumariamente, o itinerário das provas e demais testes do certame da PC/AM. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo passarão diversas fases, conforme segue:

1 – A aplicação da prova objetiva, em modo eliminatório e classificatório;

2 – A aplicação da prova discursiva, em modo eliminatório e classificatório;

3 – O procedimento de exames médicos, apenas em modo eliminatório;

4 – A etapa dos testes de aferição sobre a aptidão física, apenas em modo eliminatório;

5 – A etapa da análise psicológica, apenas em modo eliminatório;

6 – A fase de análise sobre os títulos e diplomas, apenas em modo eliminatório;

7 – A etapa de abertura da sindicância sobre o histórico de cada concorrente nomeado e a investigação social, apenas em modo eliminatório;

8 – Participação no curso de formação dos oficiais, em modo eliminatório e classificatório.

Sumário das informações:

Novo certame promovido pelo órgão da Polícia Civil pertencente ao Estado do Amazonas. A seleção vai preencher em torno de 362 cargos efetivos.

Leia também:  Concurso da Prefeitura de Embu das Artes oferece 33 Vagas

Taxas de inscrição: 180 reais, investigador e escrivão; 260 reais, peritos criminal, legista e odontolegista; 280 reais, delegado de polícia. Postos nas categorias de Delegado, de Investigador, de Escrivão e Perito. Atuação na Segurança Pública. Grau de formação acadêmica exigido: universitário. Banca: FGV. Lotação dos cargos na região do Estado amazonense.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.