Novo Concurso do TCE RJ 2022 – Banca Organizadora Selecionada


TCE-RJ realiza novo concurso público 2022. Seleção oferece vagas para técnico e analista.

A assinatura com a banca organizadora do concurso TCE RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) foi realizada e agora o certame pode dar os seus próximos passos para ser realizado. Os cargos que serão ofertados por esta seleção são para funções como técnico e analista. Os documentos do contrato com a banca escolhida, que foi o Cebraspe, foram publicados através do diário oficial, na última quarta-feira (22). A assinatura do contrato aconteceu no dia 20 de dezembro e agora, de acordo com o que foi destacado, sua validade é de 12 meses, até que seja feita a homologação do certame.


Com esta decisão mais recente, é destacado que os editais de abertura de inscrições para os cargos em questão já podem ser publicados. O órgão também destacou que algumas oportunidades para procurador serão oferecidas neste momento. Mas, vale destacar que neste momento a banca se encontra em uma fase de definição, e somente após ser feita de fato a assinatura com a empresa para este cargo é que a data do edital poderá ser assim definida para ser divulgado. Os interessados em participar devem ficar atentos em especial ao site da banca, onde tudo deverá ser divulgado, inclusive o edital quando este estiver pronto e definido.


Alguns dos detalhes que já se tem a respeito do concurso ressaltam que serão oferecidas cerca de 25 vagas para os cargos que serão abordados neste concurso. Serão 10 para técnicos e 10 para analista nas áreas de tecnologia. Além disso, o órgão destacou que serão dedicadas cinco vagas para procurador, que também fará parte desta seleção. Para o cargo de técnico, é necessário que os candidatos contem com ensino médio para participar, e já para a analista e procurador será preciso contar com ensino superior para tal.


Vale ainda destacar que para a analista a exigência é que os candidatos que queiram participar contem com formações em áreas específicas, como ciências da computação, engenharia da computação, engenharia de sistemas ou então graduação em algum curso de ciências exatas e até mesmo pós graduação em análise de sistemas e dois anos de prática profissional no ramo destacado. Já para os procuradores também existem algumas exigências que deverão ser cumpridas pelos candidatos, sendo assim, eles precisarão contar com formações em áreas de direito, e também é necessário que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão em alguma área jurídica.


As remunerações para os cargos em questão foram destacadas de forma prévia também, e para procurador a oferta inicial será de R$ 35.462,22. Já para os demais cargos, ainda é necessário que se aguarde alguma definição, pois os valores ainda serão informados à medida que o concurso tiver o seu andamento. Mas os candidatos interessados podem se basear em outras ofertas que foram feitas em concursos anteriores para que tenham assim uma ideia dos valores a serem oferecidos agora.

Os responsáveis pelo concurso do TCE RJ já informaram que entre as dez vagas que serão oferecidas parra técnicos de controle externo, o regulamento aponta que sete delas serão dedicadas para ampla concorrência. As outras serão divididas da seguinte forma: uma para portadores de deficiência, uma para negros e índios e por fim uma para hipossuficientes economicamente.

A seleção contará com duas partes, onde os candidatos deverão passar por provas objetivas e discursivas. A objetiva ainda contará com duas partes distintas, onde serão cobrados conteúdos de conhecimentos básicos e outra com específicos. Para os candidatos que irão fazer as provas para analista de controle externo, serão três etapas distintas, neste caso serão feitas provas objetivas, discursivas e também análise de títulos. Em breve novidades deverão ser divulgadas pela banca organizadora através do edital e outros detalhes.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.