Novo Concurso TRT-8 2022 PA e AP – Previsão de Edital


TRT-8 confirma realização de novo concurso público 2022. Edital da seleção deve ser divulgado no primeiro semestre de 2022.

Outro concurso de alta categoria vai abrir em breve. Trata-se do certame promovido pelo TRT 8, ou Tribunal Regional do Trabalho da oitava Região, o qual vai prover cargos nos Estados do Pará e do Amapá.


Este processo seletivo havia sido solicitado ainda no primeiro semestre, e agora foi devidamente autorizado pelo órgão regente via publicação nas redes sociais do TRT e no portal da instituição. Entretanto, as carreiras e a quantidade de postos, datas de provas, conteúdo programático a ser estudado, período de inscrições entre outros detalhes, serão anunciados em breve, depois de confirmada a instituição para regência da banca organizadora.


É importante saber que esse tipo de concurso tem longo período de duração e prorrogação, considerando o fato de que antes do último recesso deste fim de ano, o mesmo órgão conferiu nomeação e posse de cargos para mais 50 candidatos que haviam sido aprovados no último concurso, realizado no ano de 2015, cujo prazo de validade vai encerrar do próximo dia 31 deste mês de dezembro.


É necessário aguardar as próximas atualizações, no caso, a determinação e contrato da instituição que vai atuar como banca, por meio de decisão da comissão organizadora; bem como para detalhamento das carreiras, dos postos, e confecção do texto de edital, bem como os demais procedimentos para que a assinatura do contrato com a banca escolhida seja definida e a publicação do edital possa ocorrer entre este mês e o próximo, janeiro de 2022.


Mas, devido ao fato de que os trâmites ainda não chegaram aos passos finais, é necessário aguardar mais atualizações nos próximos dias. Deste modo, para orientar os futuros concorrentes, vale a pena conhecer um breve histórico do último certame promovido pelo TRT da 8º região:

Leia também:  Tatuagem não pode Eliminar Candidato em Concurso Público

Realizado no ano de 2015, o anterior concurso disponibilizou 28 cargos de ocupação imediata para o mesmo órgão, bem como formou o cadastro reserva de pessoas (que ainda segue contratando). Os postos foram destinados a cargos na função de técnico e de analista, em seus variados setores de atuação. Aquele certame contou como banca organizadora, com o instituto Cebraspe. Provavelmente, esta será a instituição para o próximo concurso.

Aquelas 28 ocupações, para as contratações imediatas, foram destinadas à função de analista judiciário, com atuação na seção de tecnologia da informação, cujo salário inicial chega ao teto de 9.662 reais. Para a função de técnico o vencimento inicial ficou no teto de 6.224 reais; na área de analista, setor de oficial da justiça avaliador, o salário chegou ao valor de 11.284 reais.

Entre as vagas abertas naquele concurso, estava a área de técnico judiciário (setor administrativo). Outro setor contemplado foi o de técnico judiciário, seção de prestação de apoio especializado, na área da tecnologia de informação.

Outros setores de atuação:

No setor administrativo; na área de contabilidade; no setor de apoio especializado em arquitetura; na área de enfermagem; no setor de engenharia civil e engenharia elétrica; na área de medicina do trabalho; na seção de odontologia; no setor de psicologia e no setor de serviço social.

Sumário das informações:

O próximo concurso vai preencher carreiras no Tribunal Regional do Trabalho pertencente à 8º Região. Cargos, número de vagas, datas de provas, taxa de inscrição, remunerações, período de inscrição, conteúdo programático; nível de formação acadêmica e departamento de atuação serão divulgados em breve. Está confirmada lotação das vagas nos Estados do Pará e do Amapá. Na próxima semana será definida a instituição para banca organizadora, para que o edital de abertura possa ser definitivamente lançado.

Leia também:  Concurso Artesp 2017 - Vagas para Agente, Analista e Especialista


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.