Novo Concurso do Ministério da Economia 2022 – Banca Organizadora é Selecionada


Ministério da Economia prepara realização de um novo concurso público 2022. Banca Organizadora já foi selecionada e o edital deve ser publicado em breve.

Diante das últimas novidades, o edital para o novo concurso do Ministério da Economia, que foi autorizado no dia 27 de agosto pelo secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital, Caio Mário Paes de Andrade, agora já pode ser publicado para que o concurso tenha o seu andamento. Isso, pois o último entrave para que esta decisão fosse tomada foi superado na última terça-feira (21), após ter sido feita a publicação no Diário Oficial da União a respeito do extrato com a banca organizadora que será responsável por comandar o concurso. A banca definida para esta ação será o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB). Portanto, com estas novidades os interessados em participar do concurso devem ficar atentos pois em breve mais informações serão divulgadas a respeito deste certame.


Ao que se sabe até o momento, diante das informações preliminares, é que o concurso que será feito pelo Ministério da Economia irá oferecer cerca de 300 vagas para cargos de técnicos e analistas, e as oportunidades em questão serão em caráter temporário, de acordo com o divulgado previamente. Entre as vagas que estarão sendo ofertadas pelo concurso, serão 115 para as pessoas que possuem ensino médio e 185 para os que possuem ensino superior. As remunerações iniciais para cada uma das funções serão divulgadas posteriormente a medida que as decisões sobre o certame forem divulgadas


As contratações em caráter temporário serão para que os candidatos atuem na execução de atividades relacionadas a centralização de serviços de inativos e pensionistas dos órgãos que são dedicados para a realização da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Também serão responsáveis pelos processos de compensação previdenciária relacionadas aos regimes de previdência e atividades que fazem parte da administração do Departamento de Centralização de Inativos Pensionistas e Órgãos Extintos, o DECIPEX, que faz parte do Ministério da Economia.


Outro detalhe que já se tem definido é que são 145 vagas do ensino médio dedicadas inteiramente para os cargos técnicos em atividades previdenciárias e também relacionadas ao apoio de outras atividades técnicas que farão parte do trabalho em questão. As 185 oportunidades que estão sendo oferecidas serão divididas da seguinte forma: 145 serão dedicadas para a vaga de analista técnico de demandas previdenciárias, judiciais e de controle, que são consideradas como sendo atividades de suporte. As outas vagas em questão serão dedicadas para a função de analista de negócios, que faz parte do âmbito de atividades de complexidade intelectual da parte técnica do órgão em questão.


Enquanto as próximas decisões da banca e do órgão não são divulgadas a respeito do concurso com mais detalhes, inclusive o edital, que poderá informar todos os pontos que serão tratados pelo certame e também as atividades que serão necessárias, os candidatos podem se preparar conhecendo um pouco mais a respeito do órgão e suas atividades e relembrando os concursos anteriores e as ofertas que foram feitas nestas ocasiões.

A última vez que o Ministério da Economia realizou um concurso foi no primeiro semestre deste ano, e a oferta feita para a época em questão era de 590 vagas, para que todos fossem preenchidos em caráter temporário, assim como será feito agora neste novo concurso. As vagas eram tanto para ensino médio técnico como também para superior. A banca na época era o IDIB. Foram 100 vagas imediatas e outras 490 para que fosse preenchido o cadastro de reserva de pessoal.

Os salários na época para as vagas de médio e técnico se iniciavam em R$ 1.700, enquanto os candidatos que prestaram o concurso para as vagas de ensino superior poderiam receber R$ 6.130, em funções que exigiam destes formações em áreas de contabilidade, economia ou então administração de empresas.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.