Concurso Bombeiros PA 2022 – Banca Organizadora é Selecionada


Corpo de Bombeiros do estado do Pará está preparando a realização de um novo concurso público. Seleção ofertará 405 vagas para o cargo de Soldado Bombeiro.

Na Região Norte do Brasil, mais um importante concurso está próximo de ter seu edital publicado. O novo certame será promovido pelo departamento de Bombeiros (PA), ou órgão do Corpo de Bombeiros, sede que fica no Estado do Pará.


Os passos finais já foram perpetrados, e a instituição que atuará na regência da banca organizadora está definida, no caso, o Instituto AOCP, que ganhou no processo licitatório para a composição financeira do concurso. O que ainda embarga o processo é o prazo para apresentação, por parte dos membros da comissão, de recursos contra este resultado, dentro de uma semana. Assim que esse período finalizar, e os questionamentos forem ou não apresentados (no caso de serem apresentados, mas, indeferidos, em seguida a instituição acima indicada será efetivada como banca oficial do processo seletivo. Assim que este trâmite estiver completo, com contrato assinado com a organização, será confeccionado o texto final do edital e agendada a data de sua publicação.


Estrutura: este processo seletivo vai ofertar em torno de 405 cargos para soldado bombeiros. Para estar apto a concorrer cada cidadão deverá apresentar certificado de conclusão escolar em nível médio; estar em idade mínima de 18 anos; ter porte mínimo de 1,65m de altura para os homens e 1,60m de altura para as candidatas mulheres; portar a carteira nacional de habilitação nas categorias A e B. Período de inscrições; valor da taxa cadastral; datas de provas; conteúdo programático, entre outros detalhes do edital serão anunciados na próxima semana.


Leia também:  Novo Concurso da Jucepa PA 2021 - Banca Organizadora é Escolhida

Fases de formação para soldado bombeiro, salário inicial, benefícios, entre outros, serão conformados na próxima semana. A meta é publicar o edital no início do ano que vem. 2022.


Para orientar os futuros candidatos, segue um breve histórico do concurso anterior:

O certame mais recente realizado para cargos no Corpo de Bombeiros (PA) foi realizado no ano de 2015, contemplando a oferta de 330 cargos, dos quais 300 vagas destinadas aos aspirantes, praças e as demais 30 vagas para aqueles que forem encaminhados ao curso de formação dos oficiais. No Brasil, por exemplo, todo aspirante ao cargo de oficial passa pela formação concedida ao chamado praça, que precede o seu ingresso ao cargo em oficialato, o qual constitui a função inicial de oficiais na categoria de subalternos. Naquele evento, a função de banca organizadora coube ao instituto Consulplan.

Aquele certame foi efetuado por meio de quatro fases, iniciando pela aplicação dos cadernos de provas objetivas; seguindo com o exame antropométrico e o exame médico; depois os testes que aferiram a aptidão física de cada um, e finalizou por meio da avaliação psicotécnica.

Conteúdo programático cobrado na prova objetiva: aos concorrentes a praças, a prova objetiva conteve 60 questões, das quais 20 questões versando em língua portuguesa; 20 questões versando em matemática; 10 questões na área de física; cinco na área de química e mais cinco na área de biologia.

A prova destinada aos candidatos a oficiais contou com 10 questões na área de língua portuguesa; 15 versando em matemática; 10 questões na área de química; 15 versando em física e 10 questões na área de biologia, e a prova discursiva.

Sumário das informações:

Próximo concurso para cargos no Corpo de Bombeiros Militares, Estado do Pará. Este processo seletivo vai ofertar em torno de 405 cargos para soldado bombeiros. Período de inscrições; valor da taxa cadastral; datas de provas; conteúdo programático, entre outros detalhes do edital serão anunciados na próxima semana. Os cargos serão lotados em cidades do Estado do Pará. Provavelmente este concurso será realizado nos mesmos padrões do anterior, com pequenas alterações.

Leia também:  Concurso PGE PA 2021 - Inscrições, Vagas


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.