Concurso Bombeiros AP 2022 – Comissão Organizadora é Formada


Bombeiros AP forma comissão organizadora do seu novo concurso público 2022. Seleção irá oferecer 225 vagas.

Grandes concursos estão em pauta e prestes a serem abertos. Superando a crise pandêmica, que gerou acúmulo de atividades e processos, uma série de oportunidades começa a tomar vulto e gerar mais empregos, em todas as categorias.


É nesta linha que segue a preparação para o certame que proverá vagas efetivas no departamento de Bombeiros/AP, ou Corpo de Bombeiros, unidade do Estado do Amapá. Após a solicitação o processo de seleção foi devidamente autorizado pelo governo local, no início deste mês de dezembro. Entretanto, o processo de formação do edital está avançado, pois, a comissão que rege os trâmites segue trabalhando constantemente.


A comissão, e seus membros, foram anunciados em recente publicação do Diário Oficial regional. Como a equipe trabalha incessantemente, o processo de estruturação do certame está bem avançado, já em seus passos definitivos, com a determinação da instituição para os trabalhos na banca de organização, a qual abrange: elaboração e definição do cronograma da seleção, incluindo: o período de inscrições; datas das provas; estruturas das provas objetivas e dissertativas, bem como demais fases classificatórias e eliminatórias; conteúdo programático; taxa de inscrição, entre outros detalhes.


A meta é a de que a publicação deste edital de abertura, e do período das inscrições, esteja definida, no máximo, até o mês de fevereiro, 2022. Será necessário aguardar mais atualizações, que serão publicadas na semana que vem, ou seja, ano-novo.


Entretanto, algumas informações, ainda não confirmadas, podem ser conferidas sobre o concurso que vai ocorrer, as quais indicam que serão ofertadas em torno de 225 ocupações, e funções variadas. Os requisitos fundamentais para ingressar na seleção são: apresentar diploma de graduação universitária; estar entre as idades de 18 a 30 anos; ter porte, altura mínima de 1,60 em relação aos candidatos e porte mínimo de 1,55 em relação às candidatas. O vencimento inicialmente está, atualmente, no teto de 4.830 reais.

Leia também:  Concurso TJ AC 2019 - Inscrições Abertas

Para oferecer uma orientação aos futuros concorrentes, segue um histórico sumário do anterior concurso, para vagas no Corpo de Bombeiros/AP:

O mais recente processo seletivo para cargos no departamento de Bombeiros (AP) foi realizado no ano de 2012. Aquele certame ofertou em torno de 230 cargos, distribuídos por meio do seguinte critério: 30 vagas para a função de músico; 30 vagas na função de oficial e as demais 170 vagas foram destinadas às carreiras no setor de soldado combatente. Naquela ocasião, a função de banca organizadora do concurso ficou nas mãos da Fundação Universa, instituição que hoje se encontra de portas fechadas, fundada na Capital Federal. Portanto, a banca organizadora será outra.

Aquele processo de seleção se deu por meio de cadernos de provas objetivas, seguidos dos exames sobre a saúde de cada candidato; seguiu com testes de aferição sobre as capacidades físicas e a devida avaliação sobre de documentos pessoais. Na categoria dos cargos de músicos foram realizadas as provas específicas de aptidão.

O caderno de prova objetiva conteve 50 questões abordando o seguinte conteúdo programático: em matéria de língua portuguesa; na área de matemática e lógica; em matéria de física e química; na área de biologia; em história e na área de geografia. Muitas das pautas daquele concurso serão aplicadas no certame vindouro.

Resumo das informações:

Novo concurso vai preencher cargos no Corpo de Bombeiros, unidade do Estado do Amapá. O período de inscrições; datas das provas; estruturas das provas objetivas e dissertativas, bem como demais fases classificatórias e eliminatórias; conteúdo programático; taxa de inscrição, entre outros detalhes. Postas para a carreira de Soldado. Seção de atuação: Segurança Pública. Exigência de formação universitária. Remunerações e benefícios atualizados. Lotações na região do Amapá.

Leia também:  Concurso para Agente Escolar da SEE-SP 2018


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.