Concurso PM ES 2022 – Banca Organizadora Selecionada


PM ES define banca organizadora do seu Novo Concurso Público 2022. Seleção deve ofertar 1.111 vagas.

Na Região Sudeste do Brasil, outro concurso de grande urgência será realizado no início de 2022.


Assim, está sendo preparado, e já nas fases finais, o certame proverá cargos na PM/ES, ou departamento da Polícia Militar, unidade do Estado do Espírito Santo. Este trâmite já conta com a instituição que atuará como banca organizadora, determinada pela comissão que rege o processo. Portanto, a organização a ser contratada para esta função é a AOCP (Assessoria para Organização dos Concursos Públicos), especializada em seleções públicas, abarcando toda a responsabilidade pela organização e consecução de certames, abrangendo todo o itinerário de um processo seletivo, desde a elaboração de todas as provas até os demais detalhes do itinerário das seleções.


A partir do ato de dispensa de licitação, foi firmada a contratação da banca e devidamente registrada em publicação especial no Diário Oficial daquela unidade federativa, o fechamento definitivo será autorizado no gabinete do governo daquele Estado, pois o processo sempre esbarra em burocracias até ser autorizada por completo. Não é possível adiantar mais detalhes sobre o certame, porém, alguns dados já foram confirmados, tais como:


A disponibilização de 1.111 cargos que serão destinados a carreiras que exigem, no mínimo, certificado de conclusão em nível médio de escolaridade, e graduação universitária. Os vencimentos iniciais estão entre os valores de 2.778 e 5.823 reais.


De acordo com o que já está confirmado, os postos serão distribuídos conforme o seguinte critério de necessidade:

Na categoria de praças combatentes, para 1.000 postos; na área de oficiais médicos, 20 cargos; no setor de oficiais dentistas, 20 cargos; na área de oficiais farmacêuticos e bioquímicos, cinco vagas; para oficiais médicos veterinários, duas vagas; para a seção de oficiais enfermeiros, 10 vagas; na área de praças especialistas em saúde, 30 vagas; no setor de oficiais músicos, duas vagas e no departamento de praças músicos, para 22 carreiras.

Leia também:  Concurso FAB 2018 - Inscrições, Vagas

Conforme o que já está definido pela comissão, este certame vai cobrar duas taxas de inscrição, por valores distintos, por conta das duas categorias de cargos: 74 reais em relação aos postos de nível médio e 82 reais em relação aos postos de nível universitário. A grande expectativa do departamento é que o número de inscritos possa atingir a escala de 42.850, que serão divididos em 41.150 de nível escolar médio e 1.700 de nível universitário.

Segue um breve histórico do anterior concurso pela PM/ES:

Aquele certame foi realizado no ano de 2018, e nele estavam sendo disponibilizados cerca de 290 postos para as funções de soldado e de oficiais, ambos exigindo apenas conclusão em ensino médio, colegial. A distribuição foi a seguinte: 250 postos para cargos de soldado e 30 vagas voltadas à função de oficial combatente; as demais 10 vagas foram ocupadas na função de soldados músicos.

Na categoria do Corpo de Bombeiros, cujo edital foi realizado no mesmo ano de 2018, as oportunidades somaram 127 ocupações, cuja distribuição foi a seguinte: 120 cargos na área de soldados combatentes e sete na área de oficiais combatentes.

Ambos os textos de editais abrangeram aplicação de provas objetivas e discursivas, apresentação de documentos e certificados; os testes sobre a aptidão física; avaliação sobre a saúde e testes toxicológicos; processo de investigação social e a necessária matrícula no curso de formação.

Sumário:

Próximo certame para cargos na Polícia Militar pertencente ao Estado do Espírito Santo. Disponibilização de 1.111 cargos que serão destinados a carreiras que exigem, no mínimo, certificado de conclusão em nível médio de escolaridade, e graduação universitária. Os vencimentos iniciais estão entre os valores de 2.778 e 5.823 reais. Taxas: 74 reais para escolaridade média; 82 reais para universitários formados. Banca: AOCP.

Leia também:  Concurso Previsto PM AL 2018 - Edital em Breve


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.