Concurso PM MT 2022 – Previsão de Edital


PM MT prepara realização de novo concurso público 2022. Edital de abertura deve ser publicado em janeiro de 2022.

O próximo concurso que vai prover vagas na região Centro-Oeste do Brasil, poderá iniciar antes do fim deste mês de janeiro.


Trata-se do edital que abrirá o certame promovido pela PM (MT), departamento da Polícia Militar, sede pertencente ao Estado do Mato Grosso. A solicitação do concurso havia sido efetuada no segundo semestre de 2021, e foi devidamente autorizada pelo governo estadual. Segundo consta, neste primeiro mês de 2022 se completa seis meses de preparação do processo seletivo, prazo máximo para fechamento de edital e início de concurso.


De acordo com a secretaria de estado, esse certame vai atender uma demanda urgente, por mais policiais nas ruas das cidades que compõem a Unidade Federativa. A meta é preencher vagas que inicialmente serão de aluno soldado e aluno oficial. Os aspirantes nomeados passarão pela formação inicial até conquistarem carreiras.


Período de inscrição, datas de provas, valor de taxa cadastral, conteúdo programático, entre outros detalhamentos serão anunciados na semana que vem. Todos os interessados devem permanecer atentos às novas publicações.


Requisitos basilares:

Para a função de aluno soldado os futuros inscritos deverão apresentar documento de conclusão em ensino. Os interessados na área de alunos oficiais deverão apresentar diploma de conclusão em curso universitário. Além deste requisito, em cada modalidade, outros serão cobrados como: estar em idades entre 18 e 25 anos; porte mínimo para os concorrentes de sexo masculino é 1,67m de altura; para a concorrentes de sexo feminino, o porte mínimo também é 1,67m de altura. Remuneração inicial no teto de 11.853 reais.

Leia também:  Dicas de Estudo para Concursos - Concurseiros Iniciantes

Este projeto de edital, como foi explicado acima, está em sua fase final, contando com a banca organizadora já determinada, no caso, a instituição regente será a Universidade Federal do estado do Mato Grosso, ou UFMT. O passo final antes da abertura do período de inscrição é a assinatura do contrato e a inserção deste dado no texto de edital, para que este seja publicado e o concurso aberto.

Segue um breve histórico do concurso passado, para oferecer aos futuros participantes uma noção do padrão seguido nesse tipo de seleção:

O certame anteriormente realizado, contemplando os mesmos cargos, ou seja, ingresso no curso de graduação dos oficiais, se deu no ano de 2012. Naquele evento foram ofertados em torno de 30 cargos, cujo critério de distribuição foi o seguinte: 27 vagas destinadas aos candidatos masculinos e três para as candidatas femininas. A função de banca organizadora coube à Diretoria de Concursos e de Vestibulares pertencente à Universidade estadual do Mato Grosso, ou Covest.

Itinerário daquele concurso:

As etapas foram as seguintes: iniciou com a aplicação dos cadernos de provas objetivas; seguiu com as provas discursivas; a terceira fase foi a dos testes de aferição da capacidade e resistência física; os testes psicológicos; análise médica e odontológica e a avaliação sobre histórico social.

O bloco da prova objetiva conteve questões abordando as seguintes matérias programáticas: em língua portuguesa, em literatura; na área de línguas espanhola e inglesa; matérias de química e biologia; de geografia e matemática; em física e em história.

Sumário dos dados:

Novo certame promovido pela PM (MT), departamento da Polícia Militar, sede pertencente ao Estado do Mato Grosso. Período de inscrição, datas de provas, valor de taxa cadastral, conteúdo programático, entre outros detalhamentos, serão anunciados na próxima semana. Cargos a serem preenchidos: aluno oficial e aluno soldado. Departamento de atuação: Segurança Pública. Graus acadêmicos exigidos: nível médio e universitário, conforme o cargo. A banca regente será a Universidade Federal do estado do Mato Grosso. Lotações dos postos em diversas cidades daquele Estado.

Leia também:  Novo Concurso Público SECOM-PA 2018 - Vagas e Inscrição


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.