Concurso Susepe RS 2022 – Banca Organizadora e Vagas




Susepe RS realiza Novo Concurso Público 2022. Seleção já conta com a banca organizadora escolhida e o edital deve ser publicado em breve.

Este ano de 2022 está começando com muitos concursos públicos programados, muitos já próximos de terem seus editais publicados.


Assim, está próxima de seu anúncio oficial, e definitiva, a abertura do certame que proverá carreiras vitalícias na Susepe/RS, ou Superintendência em Serviços Penitenciários, unidade do Estado do Rio Grande do Sul. No último dia útil do ano de 2021 foi publicada, no Diário Oficial do Estado, a súmula oficial de contrato que determina qual será a instituição que trabalhará na função de banca organizadora, neste caso, a Fundação Universidade Empresa em Tecnologia e em Ciências, a Fundatec.

Este processo de seleção vai disponibilizar em torno de 397 cargos, as quais serão destinadas a ocupações em três seções distintas, dispondo de cargos que exigem nível médio de formação escolar e graduação universitária. Todas as pessoas interessadas deverão permanecer atentas às próximas notícias sobre.

Distribuição dos cargos conforme os departamentos:

A – Na seção de Técnico Superior Penitenciário, para atuação em variadas funções. Será disponibilizado, portanto, 389 cargos;

B – Na seção de Agente Penitenciário Administrativo. Com quatro cargos efetivos;

C – Na seção de Agente Penitenciário. Com quatro cargos efetivos.

Requisitos básicos para ingressar nas funções:

Com relação ao posto de técnico, os futuros concorrentes deverão apresentar, basicamente, certificado de conclusão escolar em ensino médio. Para cargos na área de agentes os futuros concorrentes deverão apresentar diplomas de conclusão em nível universitário (cursos variados, mas, condizentes com a função), bem como o porte de carteira nacional de habilitação, na categoria B.

Leia também:  Novo Concurso da PM-SP 2022 - Aluno Oficial PM

Cargos na função de agente, conforme as mais recentes atualizações, têm vencimentos no teto de 4.317 reais, em relação à carreira de agente penitenciário; e no teto de 3.483 reais no caso de agente penitenciário administrativo. Para funções na área de técnico, o concurso vai dispor de ocupações em vários setores. Mas, ainda é necessário aguardar por mais notícias atualizadas, que serão publicadas na próxima semana.

Para orientar os futuros candidatos, segue abaixo um histórico sumário do certame anterior, que preencheu os mesmos cargos na Susepe/RS:

Aquele processo seletivo foi realizado no ano de 2017, e disponibilizou o total de 720 postos, dos quais 620 vagas destinadas ao posto de agente penitenciário, e as demais 100 vagas destinadas ao setor de agente penitenciário administrativo. A distribuição dos postos, rigorosamente falando, se deu pelo seguinte critério:

Entre os 620 cargos preenchidos na área de agente penitenciário, 549 foram reservados aos concorrentes de sexo masculino e 71 para as candidatas de sexo feminino. Em todas as áreas elencadas, o concurso também promoveu a formação do cadastro reserva de pessoas. A função de banca organizadora ficou nas mãos do grupo Fundação La Salle.

As etapas foram as seguintes:

Iniciou com as provas objetivas; seguiu com os testes de aferição física; a avaliação psíquica e finalizou com o processo de investigação sobre o histórico social e profissional de cada participante.

Aquele caderno de prova objetiva conteve em torno de 80 questões. Segue a sequência das matérias programáticas: Em língua portuguesa; na área de legislação aplicada; na área de informática; na área de raciocínio lógico e em conhecimentos gerais.

Sumário das informações:

Próximo certame para vagas na Susepe, a Superintendência em Serviços Penitenciários, unidade do Estado do Rio Grande do Sul; a seleção vai disponibilizar em torno de 397 cargos; taxa de inscrição, período de cadastro; datas das provas e conteúdo programático serão divulgadas em breve.

Leia também:  Concurso CRA PR 2019 - Vagas Abertas

Vagas para os setores de agente socioeducativo e na de agente penitenciário, para a função de Técnico Penitenciário. Departamento: Segurança Pública. Nível acadêmico necessário: escolar médio e universitário. Banca regente: Fundatec. Lotações nos postos no Estado gaúcho.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.