Concurso Bombeiros AC 2022 – Banca Organizadora é Definida


Bombeiros AC prepara Novo Concurso Público 2022. Banca Organizadora já foi selecionada e edital deve ser publicado em breve.

Na Região Norte do Brasil, mais um concurso de alta categoria será realizado ainda neste primeiro semestre de 2022.


O certame que vai preencher cargos no departamento de Bombeiros/AC, ou Corpo de Bombeiros pertencente ao Estado do Acre, tem por objetivo ingressar mais um time de alunos para a função de Soldado Combatente. O trâmite de estruturação do edital já determinou a instituição que atuará como banca organizadora. A organização para a qual a proposta se endereçou foi o Instituto Brasileiro para Formação e Capacitação, ou IBFC, e o contrato de serviço será realizado via critério para dispensa de licitação.


Assim que a assinatura de contrato for definitivamente encerrada, o passo final será a publicação do edital, e abertura do período de inscrição. Portanto, prazo de cadastro, datas de provas, taxa de inscrição, conteúdo programático, entre outros detalhes serão confirmados na próxima semana. Este concurso está próximo de acontecer, pois, o prazo máximo para compor o edital é de seis meses.


Algumas informações, ainda não atualizadas, foram adiantadas:


Está prevista a oferta de até 140 cargos para a carreira de soldado. Os requisitos necessários para garantir a participação nessa seleção serão, provavelmente, os seguintes: apresentar diploma de graduação em nível médio escolar; ter porte mínimo de 1,60 na altura, para os concorrentes de sexo masculino, e porte de 1,50, altura mínima para as concorrentes de sexo feminino; estar em idades de 25 anos em relação às candidatas mulheres e 30 anos em relação aos candidatos homens.

Remunerações: na atualidade, o valor de salário para esta categoria atinge o teto de 4.344 reais, inicial para a função de Aluno Soldado, ao longo do curso de graduação. Depois desta fase, os formados Soldados Combatentes terão direito, e receberão, vencimentos na escala de 5.007 reais.

Leia também:  Concurso Sefaz RR 2021 - Comissão Organizadora é Formada

Conforme os dados atualizados sobre o departamento do corpo de Bombeiros, o preenchimento de mais cargos é urgente, dado que mais de 30% das ocorrências, ou demandas, são de responsabilidade deste órgão e a data de mais servidores pode ser danosa socialmente.

Para orientar os próximos candidatos, segue um breve histórico do anterior certame Concurso Bombeiros (AC):

Aquele concurso foi realizado no ano de 2012. O projeto de seleção disponibilizou um conjunto de 250 postos efetivos, na mesma categoria de servidores. O critério de distribuição foi o seguinte: foram 200 vagas reservadas aos concorrentes masculinos e 50 vagas para as concorrentes femininas. Este intervalo de dez anos é suficiente para novo certame.

Como foi o itinerário daquela seleção:

Iniciou com a aplicação dos blocos de provas objetivas; seguiu por meio dos testes de aferição sobre a aptidão física; os testes de aferição sobre a capacidade psicológica para o posto; a análise médica e a toxicológica; o processo de investigação criminal e histórico social.

O caderno de prova objetiva conteve 60 questões, distribuídas conforme segue:

Matéria de língua portuguesa, com 20 questões; na área de matemática, para 15 questões; na área de história e de geografia do Estado do Acre, com 10 questões; na área de informática, com 10 questões.

Resumo:

Novo certame para carreiras no Corpo de Bombeiros pertencente ao Estado do Acre. Prazo de cadastro, datas de provas, taxa de inscrição, conteúdo programático, entre outros detalhes serão confirmados na próxima semana.

Cargos para a função de Soldado Combatente. Atuação na Seção de Segurança Pública. Requisito básico: Ensino Médio. Banca organizadora: Instituto Brasileiro para Formação e Capacitação (IBFC). A meta é preencher em torno de 140 cargos para esta função. O processo de ingresso no cargo se dará por curso de formação dos cadetes. Poderão participar cidadãos de ambos os sexos.

Leia também:  Concurso IHBDF 2018 - Vagas, Inscrições


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.