Concurso Seres PE 2022 – Policial Penal




Seres PE abre inscrições para novo concurso público 2022. Seleção oferta 200 vagas para o cargo de policial penal.

Importantes concursos públicos estão abrindo inscrições nesse início de 2022, abrangendo grandes contingentes de vacâncias.


Desta maneira, iniciou no último dia cinco (5) deste mês de janeiro o período do cadastro de inscrição para o mais recente certame promovido pela Seres/PE, ou Secretaria Executiva para a Ressocialização, unidade pertencente ao Estado de Pernambuco. O processo de seleção tem por objetivo prover mais 200 cargos na função de Policial da área Penal, posto referente ao anterior cargo de Agente Penitenciário, além da inclusão de 11 postos para a categoria de pessoas com deficiência.

Critério de distribuição dos cargos: deste total de vagas disponíveis em torno de 175 cargos serão ocupados por cidadãos de sexo masculino e 14 postos reservados para as concorrentes cidadãs de sexo feminino. As lotações dos cargos se darão em todas as unidades prisionais estabelecidas em comarcas do Estado pernambucano. Atualmente a instituição conta com mais estabelecimentos inaugurados na região.

Requisitos fundamentais:

Esta carreira exige dos concorrentes o porte de certificado de conclusão, devidamente registrado e conferido por instituição de ensino cadastrada no MEC (Ministério da Educação e da Educação). Qualquer área superior do saber profissional será aceita para ingresso na seleção, bem como o porte da carteira nacional de habilitação, que esteja em categoria B.

Sobre o vencimento e os benefícios:

O valor inicial do salário para esta carreira está no teto de 3.900 reais, consistindo em valor referente ao vencimento base, cujo teto bruto atinge 1.950 reais, complementado pelo valor que constitui a gratificação concedida por conta dos riscos que esta função policial penal comporta, e que correspondente a mais 100% junto ao salário base, no valor de 1.950 reais. O tempo de expediente é de 40 horas por semana.

Leia também:  Concurso Previsto SEFAZ SP 2019 - Vagas

O procedimento para garantir sua participação neste certame segue logo abaixo:

Os cidadãos interessados, cujos perfis atendam aos requisitos acima enunciados, poderão participar. O período de cadastral das inscrições segue em aberto até a data de quatro (4) do próximo mês, fevereiro de 2022. O preenchimento da ficha cadastral deverá ser realizado somente via online, acessando o portal digital da instituição que atua na banca organizadora do concurso, neste caso, o Cebraspe, segue o link: www.cebraspe.org.br.

Assim que o cadastro estiver concluído, cada concorrente terá o dever de tirar a impressão do boleto bancário, contendo o valor da taxa, estipulada em 180 reais. Este documento deverá ser quitado dentro do prazo de inscrição, em bancos ou casas lotéricas.

Este certame será realizado em seis etapas deste processo de seleção:

1 – Inicia pela aplicação dos cadernos das provas objetivas e provas dissertativas, apenas em modalidade eliminatória e classificatória;

2 – Segue com a execução dos exames médicos, apenas em modo eliminatório;

3 – A fase dos testes de aferição sobre aptidão física, apenas em modo eliminatório;

4 – A fase de análise psicológica, somente em modo eliminatório;

5 – A necessária investigação social sobre o histórico dos concorrentes, somente em modo eliminatório;

6 – Participação no curso de graduação de cadetes, apenas em modalidade eliminatória e classificatória.

Todas as provas, objetivas e dissertativas, em relação a todos os candidatos, serão executadas em tempo máximo de cinco horas. A aplicação dos cadernos de provas se dará de forma distributiva nas seguintes comarcas: a capital, Recife; em Caruaru, e na cidade de Petrolina. A data determinada será o dia 10 do mês de abril.

Sumário das informações:

Novo certame para cargos no órgão da Secretaria de Justiça/PE, ou Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos, sede do Estado de Pernambuco.

Leia também:  Concurso CRB-4 2021 - Inscrições, Vagas, Cargos, Salários

A meta é prover mais 200 cargos na função de Policial da área Penal, posto referente de inclusão, e mais 11 postos para a categoria de pessoas com deficiência. Valor da taxa cadastral: 180 reais. Requisito: formação universitária. Banca: Cebraspe. Lotações no Estado pernambucano.

Paulo Henrique dos Santos

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.