Novo Concurso Polícia Civil SP 2022 – Previsão de Edital


Polícia Civil SP prepara novo concurso público 2022. Edital de abertura deve ser divulgado nos próximos dias.

Outros concursos de grande vulto estão sendo anunciados para este primeiro trimestre de 2022.


Entre as seleções prestes a acontecer está o certame que proverá carreiras no departamento da Polícia Civil (SP). Segundo a comissão que rege o processo de estruturação e confecção do edital, este concurso poderá ser aberto ao público na próxima semana. Entretanto, ainda é necessário aguardar por mais detalhes sobre o edital de abertura. Deste modo: período de inscrição; datas de provas; valor da taxa cadastral; quantidade de vagas; conteúdo programático; locais de execução das fases do itinerário do certame, entre outros detalhes serão oficializados na próxima semana, ou pela própria publicação do edital.


Ainda assim, apesar da expectativa e das poucas informações, a comissão já determinou e deu início ao processo de licitação por meio do qual será contratada a instituição que vai trabalhar como banca organizadora, neste caso, a Fundação Vunesp. Exatamente como nos demais detalhes, este ainda aguarda confirmação. Assim que a banca estiver contratada, o documento de edital será finalizado e publicado para a abertura do prazo de inscrições.


Segundo nota oficial da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, este processo seletivo urge, por conta da necessidade de reforço no policiamento em diversas cidades da Unidade Federativa. A mesma explica que nada mais obsta a realização de mais concursos, por conta da avançada e eficiente campanha de vacinação que fez diminuir assombrosamente o número de óbitos em quase todas as regiões do território nacional. A vida social e econômica começa a normalizar gradativamente. Na área de concursos essa normalização é fundamental devido à quantidade de vacâncias surgindo nos setores públicos e a urgência em preencher as mesmas. Esta nota foi devidamente confirmada pela Unidade Geral de Recursos Humanos, pertencente ao órgão.


Leia também:  Concurso ANM 2021 - Inscrições Abertas

Outra boa notícia é que os concursos já realizados, antes da pandemia, os que estavam suspensos, voltaram a convocar candidatos que estavam classificados e na relação de cadastro reserva de pessoas. Portanto, são vários concursos ocorrendo ao mesmo tempo, anunciando bom presságio em termos empregatícios para este ano.

O que pode ser adiantado para este certame, com relação às funções disponibilizadas, é o seguinte:

Na área de escrivão da polícia, para 1.600 postos; no setor de investigador da polícia, para 900 cargos; na função de delegado, para 250 vagas e na carreira de médico legista, para mais 189 postos efetivos.

Sobre os valores dos vencimentos, mais benefícios, segue:

No caso de carreiras no setor de investigador e de escrivão, a remuneração inicial está no teto de 4.716 reais, complementado pelo vencimento base no valor de 3.931 reais em conjunto com o abono sobre insalubridade no teto de 785 reais; para a carreira de médico legista, salário inicial na escala de 9.485 reais, já incluso o montante base no valor de 8.699 reais; para a função de delegado da polícia o valor inicial do ordenado está em 11.168 reais, já incluso o complemento de 10.382 reais, bem como o auxílio de 785 reais, como adicional. Vale a pena.

Resumo dos dados essenciais:

Novo processo seletivo vai prover cargos vitalícios no departamento da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Período de inscrição; datas de provas; valor da taxa cadastral; quantidade de vagas; conteúdo programático; locais de execução das fases do itinerário do certame, entre outros detalhes serão oficializados na próxima semana, ou pela própria publicação do edital. Cargos confirmados: para Delegado, para Investigador, na função de Escrivão, e como Agente da Policia Civil.

Leia também:  Concurso ANAC - Previsão de próximo Edital

Banca organizadora: a Vunesp. Lotações dos postos em São Paulo.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.