Concurso Detran AM 2022 – Banca Organizadora é Selecionada


Detran AM prepara realização de novo concurso público 2022. Seleção já conta com banca organizadora definida e o edital deve ser publicado em breve.

De acordo com informações veiculadas nesta quinta-feira (13), foram divulgadas novas informações a respeito do concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas. Nesse sentido, vale mencionar que o processo seletivo teve a sua banca organizadora divulgada e será a Fundação Getúlio Vargas. A seleção aconteceu devido ao critério de dispensa de licitação, segundo informações de sites especializados.


Portanto, as próximas etapas do processo seletivo devem acontecer em breve. De encontro a isso, é possível afirmar que a assinatura do contrato por parte da FGV deve acontecer dentro dos próximos dias, tornando oficial a sua participação como banca. Então, uma vez que este procedimento esteja devidamente concluído, será definida a data da publicação do edital.


A partir da publicação do edital será possível ter maiores informações a respeito dos postos de trabalho disponíveis. Até o presente momento, o que se sabe é que o concurso do Detran AM contará com 183 vagas disponíveis e os cargos têm exigências distintas. Isso acontece porque tem-se postos para ensino médio e para nível superior.


Outras informações que já foram divulgadas dizem respeito aos salários dos aprovados. Nesse sentido, os candidatos selecionados têm salários iniciais de R$ 2,3 mil a R$ 5,5 mil. Porém, não se tem maiores detalhes sobre este tópico e ele somente deve ser esclarecido uma vez que acontecer a publicação do edital do concurso.


É possível afirmar que o projeto básico, que foi usado para fazer a seleção da Fundação Getúlio Vargas como banca organizadora, prevê que as vagas serão distribuídas entre cargos. Desse modo, é possível entrever que o concurso não será destinado a uma única função. Entretanto, este projeto não discrimina mais detalhes ou especifica quais são as exigências e as respectivas remunerações de cada função.

Leia também:  Novo Concurso do CRO GO 2021 - Banca Organizadora é Selecionada

Ainda é interessante pontuar que, segundo o documento citado, cerca de 10% das vagas do concurso do Detran AM serão destinadas aos candidatos portadores de deficiência física. Entre estes, 2% serão voltados especificamente para as pessoas com síndrome de Down.

Vale comentar também que as inscrições serão abertas após a assinatura do contrato, mas ainda não têm uma data definida. O que se sabe até o presente momento e que após a abertura elas serão recebidas por um período de 30 dias corridos. De acordo com as informações divulgadas, o órgão responsável pelo concurso tem expectativas de que, em média, 30 mil pessoas se inscrevam para o processo seletivo.

Quando se fala sobre as provas, segundo o que consta no projeto básico, elas serão compostas por questões objetivas para todos os cargos. Além disso, vale pontuar que as carreiras cuja exigência seja o nível superior também passarão por uma fase de análise de títulos, de forma que os diplomas dos aprovados possam ser validados antes que estes assumam os cargos.

As carreiras do ensino médio, por sua vez, terão provas compostas por 60 questões de múltipla escolha. A distribuição já foi divulgada pelo projeto básico do concurso e, segundo o veiculado, 30 questões serão voltadas para os conhecimentos gerais e 30 para conhecimentos específicos, ligados a cada cargo de forma individual.

No que se refere às provas de nível superior, a sua estrutura também chegou a ser divulgada e ela contará com mais questões, o total de 80. Desse modo, 40 delas serão relativas aos conhecimentos gerais e as outras 40 se voltarão para conhecimentos específicos de cada função.

Leia também:  Concurso PM PR 2021 - Inscrições, Vagas

Por fim, vale informar que já se tem a lista de cidades que contarão com a aplicação do exame do concurso do Detran AM. Todas elas se localizam no estado do Amazonas. Além de Manaus, a capital, também servirão como sede os municípios de Eirunepé, Humaitá, Tabatinga, Tefé e Parintins.

Atualmente, os cargos do Detran estão sendo preenchidos com estagiários, funcionários temporários e celetistas.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.