Concurso PMSP 2022 – Vagas para Aluno-Oficial PM


A Polícia Militar de São Paulo abre novo Concurso Público com a oferta de 220 vagas para o cargo de Aluno-Oficial PM.

A Polícia Militar de São Paulo está com inscrições abertas para o cargo de Aluno-Oficial PM. O concurso público foi deferido pelo Despacho do Governador do Estado de São Paulo, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 12 de novembro de 2021. O Aluno e Oficial deverá cursar uma graduação do tipo bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública


A PMESP é a maior companhia militar do Brasil e a terceira maior da América Latina, contando hoje com mais de 100.000 policiais. Como ressaltado pelo governador do estado João Doria, é referência nacional e internacional, visto que os policiais passam por anos de treinamento, aperfeiçoamento e cada vez mais desenvolvimento de suas habilidades. A polícia paulista é destacável principalmente em suas ações de combate à violência contra a mulher. Prisão de detentores de roubo de carga com refém e assaltantes de carro forte também são pontos fortes, além de diversas ações sociais, como distribuição de cestas básicas a famílias carentes. Como membro da segurança interina do Estado de São Paulo, a remuneração inicial para o Aluno-Oficial é de R$ 3.310,00.


É preciso que os candidatos possuam altura mínima de 1,55 m sendo mulheres e 1,60 m sendo homens. Também necessitam ter entre 17 e 30 anos, a exceção daqueles já pertencentes a algum dos quadros da PMESP. É permitido ainda que os aspirantes possuam tatuagens, desde que não ofendam a integridade da polícia nem sejam moral ou socialmente repreensíveis. Após a inscrição, o aspirante será submetido a alguns testes.


O primeiro trata-se de um exame de conhecimento dividido em duas partes. A primeira será uma prova objetiva com conteúdos de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções básicas de informática e teorias de administração pública. A segunda será uma redação do tipo dissertativa com duração de duas horas. Estão previstas para serem aplicadas em 20 de março de 2022, a partir das 13h (horário de Brasília). O exame deverá ser realizado pelo candidato em uma das seguintes cidades:


– Araçatuba

– Bauru

– Campinas

– Piracicaba

– Presidente Prudente

– Ribeirão Preto

– Santos

– São José do Rio Preto

– São José do Rio Preto

– São Paulo

– Sorocaba

Após isso, o aspirante deve realizar o teste de aptidão física, incluindo abdominal, flexão e corrida. Em seguida o exame clínico de saúde, mediado pela Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar. Depois deve comparecer ao exame psicológico. O perfil é dado por um conjunto de características psicológicas essenciais para o devido cumprimento do dever como Aluno-Oficial. Em seguida é feita a avaliação de conduta, histórico social e índole. Ela tem por objetivo buscar a vida pregressa e atual do candidato, investigando seus comportamentos, atitudes, condutas e pensamentos, não permitindo que qualquer desviado ético entre na corporação. Neste estágio também serão feitos exames alcoólicos e toxicológicos. O último processo é o de análise de documentos. Todos os testes têm caráter eliminatório.

A inscrição é feita no site da Fundação VUNESP, neste link:https://www.vunesp.com.br/PMES2103/Inscricao e o edital com os documentos necessários pode ser baixado aqui: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/MjU3NTIyMg%3d%3d.

Quem se interessar em fazer parte da maior equipe de segurança do país deve se inscrever no período de 10h de 15 de dezembro de 2021 às 23h59 de 20 de janeiro de 2022 e a taxa é de R$ 130,00. Houve um período onde os candidatos poderiam solicitar a redução desta taxa, que se esgotou em 10 de janeiro. Também é no site da VUNESP que o candidato realiza o pagamento, envia sua documentação e tem acesso à sua própria Área do Candidato. Por lá ele também terá acesso a todos os resultados.

Não perca chance de ingressar na Polícia Militar-SP!

Por Nathálya Caroline da Silva Bernardo



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.