Previsão do Novo Concurso do INPI 2022


INPI deve realizar novo concurso público 2022. Órgão já enviou o pedido de concurso para o Ministério da Economia.

Ao final do mês de dezembro de 2021, o pedido para que fosse dada a autorização para um novo concurso do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) foi feito junto ao Ministério da Economia, através de um ofício que havia sido encaminhado pelo presidente da instituição em questão, Cláudio Vilar Furtado. Assim, de acordo com o que destacava este documento que foi feito, a seleção que será feita é necessária para que seja assim mantido o bom desempenho do serviço e também com o objetivo de que hajam menos riscos relativos ao colapso do atendimento das demandas que podem se acumular.


Agora, o novo pedido para que haja este concurso é com o objetivo de que sejam ofertadas 217 vagas que precisam ser preenchidas no órgão. São cargos para o nível médio e superior. De acordo com o que foi divulgado até o presente momento, através do documento enviado, o objetivo é de que este concurso seja realizado para que as nomeações já sejam feitas ainda no ano de 2022, para suprir os cargos que estão sendo necessários para auxiliar nos processos do órgão e assim conseguir cumprir todas as demandas que estão aparecendo constantemente.


O novo documento que foi enviado neste momento serviu para que fosse reforçado o pedido que foi feito no ano passado, para que assim demonstrassem a necessidade de que o concurso acontecesse o mais breve possível, para que estas demandas fossem resolvidas de fato. Assim, neste mesmo documento consta que o pedido está sendo feito em caráter de urgência, para que os órgãos responsáveis autorizem o início do processo para a busca de uma banca e demais detalhes para dar andamento ao concurso, para que assim ainda no ano de 2022 este seja realizado para posteriormente as nomeações serem feitas.


A solicitação que foi realizada também destacou a respeito da necessidade de preenchimento de alguns cargos, portanto, mesmo que o concurso ainda não tenha sido autorizado pelos órgãos responsáveis por esta decisão, as vagas que precisam ser preenchidas já foram informadas anteriormente devido ao pedido feito pelo documento. Portanto, as vagas que estão disponíveis e precisam ser preenchidas são as seguintes:


– Pesquisador em propriedade industrial – diretoria de patente – 96 vagas

– Pesquisadores – 15 vagas

– Analistas de planejamento (diversas áreas) – 2 vagas – Área de coordenação

– Tecnologistas – 10 vagas

– Tecnologistas em propriedade industrial – 91 vagas

– Analista de planejamento (diversas áreas) – 3 vagas – coordenação

Mais detalhes a respeito das vagas e como elas serão distribuídas entre as funções distintas contidas dentro delas serão destacadas no momento em que o concurso tiver o seu andamento através de seus editais e outros pontos a serem reforçados pela banca organizadora, quando este contar com uma. Portanto, é preciso que os candidatos fiquem atentos às novidades, pois agora com este novo pedido reforçando a necessidade do concurso, em breve mais informações deverão ser divulgadas caso ele seja aprovado.

A última seleção que foi feita pelo INPI pode servir como base para que os candidatos que se interessaram por esta oportunidade já se planejem antes que mais detalhes sejam divulgados. Desta forma, o último concurso que foi realizado pelo órgão em questão aconteceu no ano de 2014, e contou com uma oferta de 140 vagas e entre elas 100 foram dedicadas para os cargos de pesquisador de propriedade industrial, que abrange várias áreas de atuação, outras 40 foram para tecnologistas, que também abrangem diversas áreas distintas dentro do órgão.

Para que os candidatos pudessem participar do concurso, ambas as áreas que foram ofertadas eram dedicadas somente para os que possuíam ensino superior. Outro detalhe é que de acordo com a área escolhida as atribuições iriam variar neste caso. A banca organizadora que foi responsável por este concurso foi o antigo Cespe/UnB. As vagas foram todas dedicadas para o Rio de Janeiro nesta ocasião.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.