Concurso Bombeiros AC 2022 – Inscrições Abertas


O Corpo de Bombeiros do Acre está com as inscrições abertas para seu novo Concurso Público, que oferta 153 oportunidades para ocupação imediata.

Quem mora no Acre e gostaria de se tornar um Bombeiro, já pode começar a se preparar pois um novo concurso para a corporação será realizado.


Sim, as inscrições já se encontram abertas.


O edital de abertura do certame foi publicado no dia 10 desse mês de janeiro e as inscrições tiveram início no dia 11.


De acordo com as informações do edital, serão disponibilizadas para concorrência um total de 153 oportunidades para lotação imediata. Todas as vagas são para o cargo de Soldado.


Deste total de vagas divulgado no documento, 122 são para pessoas do sexo masculino, enquanto que as restantes 21 vagas são para mulheres.

A empresa contratada para organizar o certame foi o IBFC, que é o Instituto Brasileiro Formação e de Capacitação.

A remuneração prevista inicialmente para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros do Estado do Acre é de R$ 4.344,22.

Quem estiver interessado em concorrer a uma das vagas deve fazer sua inscrição até o dia 07 do mês de fevereiro.

O edital informa que as provas devem acontecer já no mês de março.

Quem for aprovado e se tornar um aluno soldado do Corpo de Bombeiros deve cumprir uma jornada de trabalho de tempo integral, exigindo exclusiva dedicação.

As inscrições podem ser realizadas somente pela internet, acessando o site da empresa contratada para organizar o certame: www.ibfc.org.br.

Quem se inscrever precisa pagar uma taxa de participação cujo valor é de R$ 53,00, sendo que o pagamento deve ser realizado até o dia 8 do mês de fevereiro.

Quem no momento não tiver condições financeiras para pagar a taxa de inscrição, pode pedir a sua isenção. Porém, existem alguns requisitos, como ser cadastrado no CadÚnico, possuir renda mensal de meio salário mínimo por pessoa, ser doador (regular) de sangue, ser doador de medula e cumprir com suas obrigações eleitorais.

Desse modo, veja abaixo os requisitos para entrar na concorrência de uma das vagas para o cargo de Soldado do Corpo de Bombeiros do Acre:

– Possuir formação de nível superior, em qualquer área do conhecimento, contanto que seja de uma instituição reconhecida pelo MEC.

– No momento da matrícula, caso aprovado, possua idades maior que 18 anos;

– Ter estatura de no mínimo 1,60 no caso dos homens e 1,55 para as mulheres;

– Ter no máximo 30 anos de idade, quando for se inscrever no concurso.

Como atribuições do cargo de Soldado, temos o auxílio nas atividades oficiais da corporação; administração e execução das atividades que são peculiares ao Corpo de Bombeiros do Acre; executar serviços para proteção e para extinção de incêndios; atuar em atividades de salvamento e busca; realizar atividades de perícia de incêndios que sejam de sua competência; atuar na prestação de socorro em casos de sinistros, ou sempre que ouvir algum risco de morte e destruição; atuar na realização de pesquisas da área técnica-científica para obtenção de produtos que auxiliem no combate a incêndios; entre outras.

Bem, quem se inscrever deverá passar por um processo de seleção que se dará em 5 etapas, sendo elas a realização de uma prova objetiva composta por questões de múltipla escolha e de caráter eliminatório e classificatório, de modo que os aprovados passam para uma prova de aptidão física, em seguida para a realização de exame psicotécnico, depois por exame médico-toxicológico e por último passam por investigação social e criminal.

Haverá aplicação da prova objetiva nas seguintes cidades:

– Brasiléia; Feijó; Cruzeiro do Sul; Marechal Thaumaturgo; Jordão; Rio Branco; Porto Walter; Tarauacá do Estado do Acre; Sena Madureira e Santa Rosa do Purus.

Nesse sentido, se você vive no estado do Acre e se enquadra nos requisitos, não deixe de fazer a sua inscrição e ser um soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

Por Ana Paula



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.