Concurso CPTM SP 2022 – Seleção da Banca Organizadora


CPTM SP prepara realização de Novo Concurso Público 2022. Banca Organizadora está em processo de seleção e edital deve ser publicado em breve.

De acordo com as informações veiculadas nesta quinta-feira (20), o concurso para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, também conhecida pela sigla CPTM SP, deu início a mais uma etapa. Na ocasião citada, o processo licitatório para a escolha da banca responsável pelo certame foi iniciado. Segundo as informações que se tem até o momento, 11 empresas distintas apresentaram propostas.


De encontro ao que foi destacado, é possível afirmar que duas destas empresas foram descartadas. O motivo apontado para isso está ligado à incompatibilidade entre as condições indicadas. Portanto, atualmente existem 9 empresas que ainda estão na disputa para se tornar a banca avaliadora do concurso da CPTM SP.


Apesar de a disputa ainda estar em andamento, existe uma empresa que está na frente das demais e foi considerada a ideal para o processo. Entretanto, vale frisar que o seu nome não chegou a ser divulgado, visto que isso somente pode acontecer quando a decisão estiver definitivamente tomada. Porém, vale informar que o pregão foi suspenso durante a tarde desta quinta sob a alegação de necessidades administrativas.


As falas em questão partiram do pregoeiro. Assim, os trabalhos relativos à escolha da banca organizadora do concurso da CPTM somente serão retomados na próxima sexta-feira, dia 21 de janeiro. Os nomes das empresas envolvidas no pregão não foram divulgados, visto que os lances são sempre feitos através de codinomes.


De acordo com as informações que se tem a respeito do concurso, ele será voltado para diversas vagas diferentes, assim como para vários níveis do ensino, do fundamental ao superior. Entretanto, segundo o que consta no seu projeto básico, nem todos os cargos serão oferecidos de uma só vez. Na verdade, isso deve acontecer através de vários processos seletivos diferentes e conforme as necessidades vão surgindo ou a CPTM SP vai demonstrando ter condições orçamentárias de arcar com os custos da contração de novos colaboradores.

Segundo o edital de licitação, uma vez que o contrato com a banca organizadora for devidamente assinado, espera-se que os certames sejam realizados sempre no prazo de validade da contratação. Ele terá a duração de 30 meses e pode ser prorrogado. Então, todos os processos seletivos da CPTM SP devem ocorrer dentro deste prazo.

Vale ressaltar que atualmente a expectativa é que o concurso tenha mais de 142 mil registros de inscrições. Segundo as principais previsões, o maior número de candidatos será voltado para o ensino médio, totalizando 129 mil. Em segundo lugar tem-se o ensino fundamental, com cerca de 11 mil candidatos e, por fim, a última posição da lista é ocupada pelo nível superior, que contará com mais de 1,6 mil.

Até o presente momento, espera-se que as etapas do concurso cumpram o que está presente no edital de licitação. Então, o próximo passo após a assinatura do contrato com a empresa é a publicação do edital, que será seguida pelo período de inscrições. Então, tem-se as provas de conhecimento geais e as de habilidades específicas, assim como as de conhecimento prático. Além disso, a depender do cargo, também serão aplicados testes de aptidão física, que até o momento é exclusivo para os candidatos a Agente de Segurança.

Então, o processo terá continuidade com a avaliação do perfil profissional dos aprovados, o que acontecerá através de vários testes psicológicos, bem como de provas situacionais para conseguir identificar melhor as habilidades e os interesses dos candidatos ao perfil da vaga. Por fim, a própria CPTM SP realizará uma avaliação médica dos candidatos antes que eles assumam os seus postos de trabalho.

As informações em questão estão presentes no edital de licitação, que também chegou a pontuar que uma vez que o concurso estiver devidamente iniciado, espera-se que todos os procedimentos descritos durem 100 dias.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.