Novo Concurso da Anatel 2022 – Previsão e Pedido de Seleção


Anatel faz novo pedido de concurso público para 2022. Solicitação encaminhada é para 346 vagas.

O próximo certame será promovido pelo grupo Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. Segundo nota publicada no Diário Oficial da União o concurso poderá abrir oficialmente ainda este mês.


Segundo a mesma publicação, a gestão da organização já confirmou que a solicitação do certame foi autorizada pela comissão do Ministério da Economia. O projeto tem por objetivo preencher 346 cargos efetivos para setores da empresa onde a situação é de falta de contingente. Deste total de postos abarcados, em torno de 191 ocupações destinadas a funções que exigem graduação em nível médio; sendo 155 postos voltados a carreiras que exigem graduação em universidade. O valor padrão dos vencimentos iniciais pode chegar ao teto de 15.516 reais.


Conforme as mais recentes atualizações, a direção do órgão registrou, como foi explicado, carência de colaboradores, somando em torno de 352 cargos vagas, e necessitando de servidores em exercício, este desfalque soma até 20% do total dos profissionais hoje atuantes na instituição.


Distribuição das funções, conforme o nível do cargo:

1 – Para os futuros concorrentes portadores somente de certificado escolar médio, as vagas se destinam aos seguintes setores: Na carreira de técnico administrativo, com 102 postos; na área de técnico para a seção de regulação dos serviços públicos, 89 postos.


2 – Para os futuros candidatos portadores de diplomas em nível universitário acadêmico, as vagas são: Na função de analista administrativo, com 46 reais; cargo de especialista no setor de regulação dos serviços públicos em telecomunicações, para 109 cargos.

Vencimentos:

Nas carreiras na área de técnico administrativo, o teto introdutório está em 7.474 reais; nas carreiras de técnico na função regulatória, remuneração inicial no valor de 7.846 reais (ambas as funções possuem auxílio alimentação no valor de 458 reais, como adicional).

A carreira no setor de analistas administrativos abrange vencimento introdutório de 14.265 reais; os novos profissionais especialistas receberão inicial no valor de 15.516 reais, já complementados pelo auxílio de 458 reais.

Ainda é necessário aguardar por mais informações e atualizações. O certame promovido pela organização ainda aguarda autorização definitiva da direção do Ministério da Economia.

Um histórico da seleção anterior para vagas na Anatel segue abaixo, no sentido de prover aos novos candidatos uma ideia dos caminhos que terão de seguir:

Aquele processo seletivo foi lançado no ano de 2014, e o documento de edital contou com 100 postos vitalícios, distribuindo 20 cargos para a seção de técnico administrativo, 12 vagas para o departamento de técnicos regulatórios; 20 cargos na área de analista administrativo e as demais 48 vagas foram dispensadas aos profissionais especialistas. A regência da banca organizadora, naquele evento, ficou sob a responsabilidade da instituição Cespe (UnB) ou Cebraspe.

Na seção de técnicos administrativos, os cargos foram destinados aos seguintes departamentos: administrativo e na área de comunicação. O setor de analista administrativo abriu funções para arquitetos; na seção de direito; para tecnólogos da informação e na área de engenharia civil; para a seção de especialistas, as vagas foram ocupadas em departamentos como: mídia digital; setor de economia; setor de contabilidade; de engenharia; área de direito, entre outros.

Sumário das notícias:

Concurso promovido pelo grupo Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações. A meta é preencher 346 cargos efetivos. Período de inscrição, datas de provas, valores das taxas cadastrais, conteúdo programático serão divulgados na próxima semana.

Entre as vagas em oferta estão: profissional técnico, para especialistas e analistas. Requisitos fundamentais: portar certificado de nível médio ou nível acadêmico universitário. As vagas serão distribuídas conforme o nível escolar: 191 para nível médio e 155 para universitários.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.