Concurso DPE RO 2022 – Comissão Organizadora é Formada


DPE RO define comissão organizadora do seu novo concurso público 2022. Seleção irá ofertar vagas para o cargo de Defensor.

Na Região Norte do Brasil, novos concursos estão em pauta, e muitos estão próximos de ter edital publicado.


O certame em evidência e já na fase final de feitura é o do DPE-RO, ou Defensoria Pública do Estado de Rondônia. O escopo do processo seletivo será provar vagas para a função de defensor público. Trata-se de um departamento onde as vacâncias aumentam, por conta de alguns fatores, sobretudo aposentadorias compulsórias.


A solicitação do certame foi perpetrada pelo governo local, e a autorização foi definida em nota da última edição do Diário Oficial do próprio órgão, onde os cargos serão preenchidos, via portaria nº 76 de 2022. Como a tramitação de estruturação do edital ainda está em fase inicial, todos os detalhes essenciais como: data de abertura, período de inscrição, datas das provas, conteúdo programático, taxa de cadastro, valores dos salários, benefícios específicos da carreira, requisitos básicos e outros detalhes do itinerário, do cronograma, quantidade de cargos a ser disponibilizado, serão divulgados em breve.


A comissão organizadora do próximo certame está trabalhando intensamente para manter o ritmo do processo de confecção do edital, de modo que o concurso possa ser iniciado nesse primeiro trimestre de 2022. Conforme os dados do último certame que proveu vagas na mesma função, há cinco anos, o valor inicial do vencimento estava em 20.812 reais. Todas as pessoas interessadas, residentes no Estado ou em outras regiões do Brasil, poderão inscrever-se em breve. É necessário aguardar por mais atualizações que serão publicadas na próxima semana.


A comissão que rege a estruturação do concurso segue no projeto base de confecção do texto de edital, de modo que seja possível seguir adiante até chegar à fase final de determinação da instituição que será a banca organizadora. Após a assinatura definitiva do contrato com a organização que será a banca, então os ajustes finais serão efetuados no documento de edital e o mesmo será publicado, junto da abertura do prazo de inscrições.

Para oferecer aos futuros concorrentes uma ideia de como será este concurso, segue um histórico resumido do certame passado:

O processo seletivo mais recente, para cargos no DPE (RO), foi realizado no ano de 2017, e no edital há apenas cinco cargos de imediato preenchimento. A função de banca organizadora, naquele certame, ficou nas mãos da Fundação Vunesp. A exigência acadêmica para ingresso na seleção foi (e será no próximo concurso) a posse de diploma de conclusão em grau universitário na área de direito, bem como registro de atuação estagiária em setor jurídico, em período mínimo de três anos.

Aquele concurso foi realizado em cinco fases distintas, conforme segue:

Iniciou pela aplicação dos blocos de provas objetivas; seguiu com a aplicação das provas discursivas, dissertativas, para todos os inscritos; a fase seguinte foi a da análise psicológica de cada selecionado, junto da avaliação oral e finalizou pela análise dos títulos, diplomas e históricos acadêmicos. Aguarde mais atualizações.

Resumo das informações basilares:

Novo concurso público vai prover vagas vitalícias no órgão da Defensoria Pública, seção localizada no Estado de Rondônia.

Detalhes essenciais como: data de abertura, período de inscrição, datas das provas, conteúdo programático, taxa de cadastro, valores dos salários, benefícios específicos da carreira, requisitos básicos e outros detalhes do itinerário, do cronograma, quantidade de cargos a ser disponibilizado, serão divulgados em breve.

Postos na função de Defensor Público. Seções de atuação: Judiciária e Jurídica. Requisito escolar: graduação universitária em Direito. Lotações em cidades do Estado de Rondônia.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.