DPE RS define comissão organizadora do seu Novo Concurso Público 2022. Edital deve ser publicado em breve.
Novos concursos estão sendo programados na Região Sul do Brasil. Na pauta está o certame que proverá vagas efetivas na DPE (RS) ou Defensoria Pública, unidade localizada no Estado do Rio Grande do Sul.
A meta deste próximo processo seletivo será de preencher vagas de servidores no departamento de suporte, seção do órgão. O objetivo é publicar o edital, e iniciar o período de inscrições ainda nesse primeiro trimestre de 2022. A primeira fase de trâmites para confecção do edital já está em andamento, depois de autorizada a solicitação do concurso em nota publicada pelo governo estadual, no Diário Oficial da região. Esta autorização determinou a formação da comissão regente que já está reunida e trabalho em todos os detalhes. Portanto, ainda é necessário esperar as próximas atualizações no que tange a: data de abertura do edital, período de inscrição, valor da taxa de cadastro, quantidade de vagas; distribuição dos cargos na função anunciada, teto salarial e requisitos, conteúdo programático; itinerário das provas, entre outros.
Assim que estes mesmos detalhes estiverem definidos, a comissão regente poderá efetivar quase todo o texto do edital, sendo necessário, passo final, deter minar a instituição que trabalhará como banca organizadora, a qual irá determinar o cronograma efetivo de cada fase acima citada, incluindo as datas de aplicação das provas objetivas e dissertativas, incluindo as demais fases: exame médio, exame psicológico e análise de diplomas.
No intuito de fornecer aos futuros candidatos um modelo de como será o próximo concurso, segue abaixo um breve resumo da seleção anterior:
Aquele processo de seleção ocorreu no ano de 2017, preenchendo cargos de contratos efetivos no DPE (RS) no mesmo setor: serviço de apoio ocorreu. Aquele certame teve por objetivo apenas formar o cadastro reserva de pessoas, para funções variadas, no departamento citado, abrindo oportunidades voltadas aos cidadãos portadores de formação em nível médio e universitário, conforme a ocupação. A banca regente ficou nas mãos da Fundação Getúlio Vargas. O concurso teve duração de dois anos, sendo prorrogado.
A distribuição dos cargos para candidatos de nível médio foi a seguinte:
Na área de informática; setor administrativo; no departamento de suporte especializado em edificação; na área de apoio especializado em logística; no setor de suporte especializado em segurança; na área de suporte especializado em segurança do trabalho.
Para cargos de nível universitário:
Setor de arquitetura; área de administração; departamento processual; na área de contabilidade e de economia; na área de engenharia elétrica e civil; no setor de saúde, em farmácia; setor de saúde: departamento de assistente social.
No setor de arquivista e biblioteconomia; na seção de saúde em psicologia; seção de tecnologia da informação: área de infraestrutura em redes; seção de tecnologia da informação: ad ministração do banco de dados; na seção de tecnologia da informação: administração do desenvolvimento em sistemas; setor de tecnologia da informação: área de segurança da informação.
Aquele concurso ministrou cadernos de provas objetivas contendo em torno de60 questões; seguidas da aplicação de provas discursivas. Análise dos diplomas apenas para os cargos de graduação universitária.
Sumário dos dados:
Novo certame vai preencher cargos no DPE (RS) ou Defensoria Pública, unidade localizada no Estado do Rio Grande do Sul. É necessário esperar as próximas atualizações no que tange a: data de abertura do edital, período de inscrição, valor da taxa de cadastro, quantidade de vagas; distribuição dos cargos na função anunciada, teto salarial e requisitos, conteúdo programático; itinerário das provas, entre outros.
As lotações das vagas se darão em unidades do órgão no Estado gaúcho.
Paulo Henrique dos Santos