Concurso DPE RS 2022 – Comissão Organizadora é Formada


DPE RS define comissão organizadora do seu Novo Concurso Público 2022. Edital deve ser publicado em breve.

Novos concursos estão sendo programados na Região Sul do Brasil. Na pauta está o certame que proverá vagas efetivas na DPE (RS) ou Defensoria Pública, unidade localizada no Estado do Rio Grande do Sul.


A meta deste próximo processo seletivo será de preencher vagas de servidores no departamento de suporte, seção do órgão. O objetivo é publicar o edital, e iniciar o período de inscrições ainda nesse primeiro trimestre de 2022. A primeira fase de trâmites para confecção do edital já está em andamento, depois de autorizada a solicitação do concurso em nota publicada pelo governo estadual, no Diário Oficial da região. Esta autorização determinou a formação da comissão regente que já está reunida e trabalho em todos os detalhes. Portanto, ainda é necessário esperar as próximas atualizações no que tange a: data de abertura do edital, período de inscrição, valor da taxa de cadastro, quantidade de vagas; distribuição dos cargos na função anunciada, teto salarial e requisitos, conteúdo programático; itinerário das provas, entre outros.


Assim que estes mesmos detalhes estiverem definidos, a comissão regente poderá efetivar quase todo o texto do edital, sendo necessário, passo final, deter minar a instituição que trabalhará como banca organizadora, a qual irá determinar o cronograma efetivo de cada fase acima citada, incluindo as datas de aplicação das provas objetivas e dissertativas, incluindo as demais fases: exame médio, exame psicológico e análise de diplomas.


No intuito de fornecer aos futuros candidatos um modelo de como será o próximo concurso, segue abaixo um breve resumo da seleção anterior:


Aquele processo de seleção ocorreu no ano de 2017, preenchendo cargos de contratos efetivos no DPE (RS) no mesmo setor: serviço de apoio ocorreu. Aquele certame teve por objetivo apenas formar o cadastro reserva de pessoas, para funções variadas, no departamento citado, abrindo oportunidades voltadas aos cidadãos portadores de formação em nível médio e universitário, conforme a ocupação. A banca regente ficou nas mãos da Fundação Getúlio Vargas. O concurso teve duração de dois anos, sendo prorrogado.

A distribuição dos cargos para candidatos de nível médio foi a seguinte:

Na área de informática; setor administrativo; no departamento de suporte especializado em edificação; na área de apoio especializado em logística; no setor de suporte especializado em segurança; na área de suporte especializado em segurança do trabalho.

Para cargos de nível universitário:

Setor de arquitetura; área de administração; departamento processual; na área de contabilidade e de economia; na área de engenharia elétrica e civil; no setor de saúde, em farmácia; setor de saúde: departamento de assistente social.

No setor de arquivista e biblioteconomia; na seção de saúde em psicologia; seção de tecnologia da informação: área de infraestrutura em redes; seção de tecnologia da informação: ad ministração do banco de dados; na seção de tecnologia da informação: administração do desenvolvimento em sistemas; setor de tecnologia da informação: área de segurança da informação.

Aquele concurso ministrou cadernos de provas objetivas contendo em torno de60 questões; seguidas da aplicação de provas discursivas. Análise dos diplomas apenas para os cargos de graduação universitária.

Sumário dos dados:

Novo certame vai preencher cargos no DPE (RS) ou Defensoria Pública, unidade localizada no Estado do Rio Grande do Sul. É necessário esperar as próximas atualizações no que tange a: data de abertura do edital, período de inscrição, valor da taxa de cadastro, quantidade de vagas; distribuição dos cargos na função anunciada, teto salarial e requisitos, conteúdo programático; itinerário das provas, entre outros.

As lotações das vagas se darão em unidades do órgão no Estado gaúcho.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.