Concurso TJ RS 2022 – Vagas para Oficial e Analista


TJ RS realiza novo concurso público 2022 para Oficial e Analista. Inscrições serão recebidas até o dia 4 de março de 2022.

O mais recente edital de concurso está dando início ao certame que proverá cargos no TJ/RS, ou Tribunal de Justiça pertencente ao Estado do Rio Grande do Sul. A meta do processo de seleção está em preencher carreiras na área de oficial e na função de analista. A seleção vai disponibilizar em torno de 28 cargos, entre as quais quatro reservadas à categoria de pessoas com deficiência e seis vagas aos inscrito autodeclarado afrodescendentes.


Os postos são vitalícios e serão distribuídos entre as funções de oficial da justiça estadual, com 24 cadeiras, e na área de analista em poder judiciário (no caso, o setor de apoio especializado para o serviço social, com quatro postos efetivos.


Atributos de cada cargo:

Para ingressar no cargo no departamento de Oficial, os inscritos deverão apresentar diploma de graduação em nível superior na área de direito, com vencimento no teto de 6.361 reais. A vaga de analista exige, também, formação em curso superior na área de serviço social, além de apresentar o devido registro de atuação no órgão oficial da classe. O teto salarial está na escala de 7.352 reais. Para ambas as carreiras o expediente é de 40 horas por semana.


Os cidadãos interessados em participar deste certame deverão inscrever-se seguindo as instruções abaixo:


O período de cadastro de inscrição inicia no dia 31 deste mês, janeiro, e seguirá até o dia quatro (4) do mês março. O preenchimento da ficha cadastral se dará somente via online, acessando o portal virtual da instituição que rege a banca do certame, ou seja, o Ibade, no link: www.ibade.org.br.

Assim que a ficha estiver concluída, cada futuro participante deverá retirar a folha de boleto impressa, para quitar o valor da taxa, que está estipulado em 212 reais. Observação importante: este valor deverá ser quitado dentro do prazo de inscrição, em qualquer banco ou casa lotérica.

Sobre o itinerário do concurso, provas e demais testes que compõe a fase única do evento:

Todos os candidatos serão submetidos a testes e exames via prova objetiva, ministrada em modo eliminatório e classificatório. Todos os concorrentes serão avaliados em localidades na capital do Estado gaúcho, Porto Alegre. A data para a aplicação da prova está marcada para 12 do mês junho, 2022. Entretanto, os estabelecimentos e os horários para realização dos testes ainda serão divulgados, quando do edital da convocação, que será lançado ao público em breve.

Divisão dos cadernos de provas, em matérias, conforme o cargo:

Para o cargo de Oficial da Justiça Estadual, o bloco conterá em torno de 80 questões, das quais 30 versando em matéria de língua portuguesa; serão 42 questões na área de conhecimentos específicos, e para os tópicos da legislação; as demais oito versando em microinformática.

Para o cargo de Analista do Poder Judiciário (seção de prestação de suporte especializado no setor de serviço social) o caderno da prova abrangerá em torno de 80 questões, dividas da seguinte maneira: 30 versando em língua portuguesa, 30 versando em conhecimentos específicos; sendo 15 na área de tópicos sobre a legislação atual e as demais cinco em microinformática.

Sumarizando os dados principais:

Certame para cargos no Tribunal de Justiça, seção pertencente ao Estado do Rio Grande do Sul. A seleção vai disponibilizar em torno de 28 cargos, entre as quais quatro reservadas à categoria de pessoas com deficiência e seis vagas aos inscrito autodeclarado afrodescendentes.

Taxa cadastral no valor de 212. Vagas para as funções de Analista e da Oficial de Justiça. Seção de atuação: jurídica. Grau acadêmico necessário: universitário. A banca organizadora é o Ibade. Lotações no Rio Grande do Sul.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.