Mapa prepara realização de novo concurso público 2022. Banca Organizadora está em fase de seleção.
Outros concursos públicos, com objetivo de prover cargos em todo o território nacional, estão na pauta para este primeiro trimestre.
Entre os certames que serão lançados nesse período está o Mapa, ou processo de seleção para vagas temporárias no órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento.
A solicitação do certame foi autorizada no dia 21 de outubro, 2021, por meio da secretaria do Ministério da Economia, está em processo de confecção do edital, para determinar o passo final, ou seja, a instituição que vai trabalhar na função de banca organizadora, cuja confirmação poderá sair entre esta e a semana que vem. Assim que este passo estiver efetivado, os ajustes finais na redação do edital serão realizados e o mesmo será publicado.
De acordo com nota do mesmo Ministério da Economia, o texto do edital de abertura do processo de seleção deverá ser publicado, no máximo, até o dia 21 do mês abril. Detalhes como: período de inscrições, datas de provas, conteúdo programático, valor da taxa cadastral, valores iniciais dos vencimentos, entre outros serão relevados na próxima semana.
Alguns detalhes já foram anunciados, tais como: a quantidade de postos a ser disponibilizado será de 60 cargos em contratações temporárias; todas as ocupações serão destinadas ao centro de atividades técnicas, seção de complexidade gerencial; setor de tecnologia em informação e na área de engenharia, em categoria sênior. Todas as pessoas interessadas em inscrever-se no concurso deverão, obrigatoriamente, apresentar certificado de graduação em curso universitário, sendo aceitas todas as áreas engajadas nos setores acima indicados.
De acordo com as notícias prévias, a quantidade de postos acima enunciada será distribuída conforme o critério seguinte:
Para a função de Analista dos Dados, nove vagas; para Especialista no setor de Governança em Dados, duas vagas; para Analista de Business Intelligence, cinco vagas; para a função de Cientista dos Dados, duas vagas; na função de Especialista para a seção de Big Data, duas vagas; na função de Engenheiro em IA, duas vagas; para o cargo de Analista no setor de Interoperabilidade, nove vagas; para Arquiteto de Soluções, três vagas; para a função de Especialista no segmento de DevOps, duas vagas; para a função de Analista na Infraestrutura de TIC, seis vagas; para a função de Analista em Processos: uma vaga para Analista dos Negócios, ou Gerência de Projetos em Soluções de TIC, para 14 vagas, e no cargo de Analista em Segurança de Informação, três vagas.
Outro dado deste próximo certame foi anunciado: estes cargos temporários terão contratos oficiais de quatro anos, para atuação nos cinco projetos atuais, de tipo corporativos, conforme segue:
Na seção de Governança Fundiária; de Autocontrole; seção de ProDefesa; no Observatório de Agropecuária Brasileira; na área de Agro Gestão Integrada sobre os Riscos.
Segue um breve histórico do certame passado, para oferecer aos futuros inscritos uma ideia do concurso a ser aberto:
O anterior processo seletivo para vagas no Mapa foi realizado no ano de 2017. A pauta disponibilizou em torno de 300 postos para o setor de auditor fiscal federal na seção de agropecuária, e médico veterinário. O trabalho de banca organizadora foi executado pela instituição Esaf. Este tipo de carreira também exigiu daqueles candidatos formação em nível superior. A remuneração inicial estava, naquele ano, no teto de 14.584 reais.
Resumo:
Novo certame para cargos temporários no órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Vagas para todo o Brasil. Número de postos a serem preenchidos: 60. Período de inscrições, datas de provas, conteúdo programático, valor da taxa cadastral, valor iniciais dos vencimentos, entre outros, serão relevados na próxima semana.
Paulo Henrique dos Santos