Concurso SMED Porto Alegre RS 2022 – Vagas na Área de Educação


Prefeitura de Porto Alegre realiza novo concurso público 2022 com 550 vagas na área de educação. Inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de fevereiro de 2022.

O mais recente concurso público oficialmente aberto vai prover mais de 500 vagas para funções diversas, e para todos os profissionais com nível fundamental de escolaridade, bem como boa experiência.


No dia 31 deste mês de janeiro foi aberto o período de inscrições para o certame que vai prover cargos, de contratos temporários, no município de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. O processo seletivo disponibiliza cerca de 550 cargos que serão destinados a uma série de setores pertencentes ao órgão da Secretaria Municipal de Educação, ou SMED.


Deste total de postos, 55 vagas estão previamente reservadas à categoria de candidatos que são pessoas com deficiência; mais 111 cargos reservados aos concorrentes autodeclarados afrodescendentes, no ato de inscrição.


As funções disponíveis serão destinadas aos seguintes setores:

Para a seção de auxiliar em serviços gerais serão ocupadas 223 vagas; para o setor de auxiliar em cozinha serão ocupados 239 cargos, e para a função de cozinheiro estão reservados 88 postos. Nesta seção os concorrentes precisam portar certificado de conclusão ao nível fundamental, ou mesmo comprovante de estudante em ensino fundamental, bem como registro de experiência na função optada.


Os vencimentos, para todos os cargos acima enunciados, são os seguintes:

O valor do salário está no teto de 1,948 reais, mensais, cuja composição é a seguinte: 1.442 reais, acrescido do vale alimentação no valor máximo de 505 reais, dentro do expediente diário que forma 40 horas por semana. Estes benefícios, somados ao valor do vencimento mensal, são relativamente altos para a categoria de profissionais de nível fundamental. Existe a possibilidade de prorrogação dos contratos, por tempo equivalente ao período estabelecido e, conforme as necessidades do próprio órgão, algumas contratações efetivas. Tudo isso ocorrerá ao longo do tempo de duração do certame.

Para cadastrar-se nesse processo de seleção simplificado, e ingressar em vagas de empregos temporárias na cidade de Porto Alegre, siga as instruções:

O prazo de inscrição segue em aberto até o dia três (3) do mês fevereiro, 2022, por meio de acesso ao portal do governo estadual, via online, onde está disponível a ficha de preenchimento, o formulário oficial, segue o link do site do Portal: www.portoalegre.rs.gov.br/concursos. Este processo de seleção não cobra taxa de inscrição, sendo inteiramente gratuito.

Cada inscrito deverá seguir as orientações abaixo:

Cada participante terá o dever de portar e entregar a necessária documentação, que é exigida na comprovação de experiência profissional, no setor onde pretende atuar, dirigindo-se ao seguinte endereço: Unidade EMEF de Porto Alegre (EPA), na Rua Washington Luiz, n.º 203, no Centro Histórico, capital do Estado gaúcho.

Cronograma dos testes seletivos, as provas:

Os candidatos ingressos nesta seleção serão avaliados, em modo classificatório e eliminatório, através de rigorosa análise sobre a documentação apresentada aos membros da banca organizadora, observando o tempo de experiência profissional de cada inscrito. Os currículos serão formados e os mais bem qualificados serão nomeados e contratados.

Sumário dos dados:

Novo concurso público para cargos temporários, promovido pela Prefeitura Porto Alegre. O processo seletivo disponibiliza cerca de 550 cargos que serão destinados a uma série de setores pertencentes ao órgão da Secretaria Municipal de Educação. Inscrições gratuitas. Entre os cargos, vagas para a função de auxiliar administrativo e para cozinheiro. Escolaridade exigida: Nível Fundamental.

O edital determina que 55 vagas estão previamente reservadas à categoria de candidatos que são pessoas com deficiência; mais 111 cargos reservados aos concorrentes autodeclarados afrodescendentes. Os demais postos se destinam à ampla concorrência. Chances de prorrogação dos contratos. Lotações na cidade de Porto Alegre (RS).


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.