Concurso da Marinha 2022 – Aprendiz Marinheiro


Marinha realiza novo concurso público 2022. Seleção oferece 686 vagas para o cargo de aprendiz marinheiro.

Outro importante concurso, em escala nacional, está oficialmente aberto para cidadãos de todo o Brasil.


Portanto, já está publicado o edital do certame que proverá cargos efetivos no órgão da Marinha. A pauta do processo seletivo dispõe de 686 cargos destinados à admissão de novos cadetes para as escolas de aprendizes-marinheiros. Deste total de carreiras, a distribuição se dará conforme o seguinte critério: 638 ocupações reservadas aos concorrentes de sexo masculino, e 48 para as candidatas do sexo feminino.


Requisitos: estão aptos a ingressar no processo de seleção cidadãos com idades entre 18 e 21 anos; portar diploma de conclusão escolar em ensino médio, a altura mínima é de 1,54 metros e altura máxima de dois metros. Condições indispensáveis para garantir a participação no certame.


Sobre o período de inscrição, siga as informações abaixo:

O prazo para os cadastros de inscrições inicia no dia 28 do próximo mês de março, finalizando no dia 10 do mês de abril. A ficha do cadastro está disponível no portal oficial digital do próprio órgão da Marinha, pelo endereço: www.inscricao.marinha.mil.br. O valor da taxa cadastral é acessível a todos, estipulado em 40 reais. O concurso está programado para ser executado em um período oficial de 48 semanas. Todos os candidatos selecionados serão encaminhados para o curso de formação dos carreiristas marinheiros, que será ministrado na sequência e sob o chamado regime de internatos, conduzindo todos os novos servidores às Escolas de Aprendizes-Marinheiros, ou EAMs, as quais estão localizadas nas seguintes comarcas brasileiras:


Na cidade de Fortaleza (Estado do Ceará); na capital Recife (Estado de Pernambuco); na cidade de Vitória (Estado do Espírito Santo) e na cidade de Florianópolis (Santa Catarina). Estes são os municípios de lotações dos cadetes para o curso de formação dos futuros servidores.

Sobre as fases deste certame da Marinha, segue a sequência:

A aplicação dos cadernos de provas objetivas está agendada para o dia cinco (5) do mês de junho. Os blocos contendo as questões versando sobre o conteúdo programático abarcará até 50 perguntas objetivas, para respostas de múltipla escolha, nas quais apenas uma estará correta, dentro do prazo de quatro horas, conforme as normas do edital. Os temas abordados pelas questões versarão sobre as seguintes disciplinas:

Em matéria de língua portuguesa; em matemática; na área de física e de química, e em língua inglesa. Matérias básicas e fáceis de serem estudadas.

As provas serão realizadas nos seguintes distritos brasileiros:

Nas cidades de São Paulo e de Santos (São Paulo); nas comarcas do Rio de Janeiro, de Angra dos Reis, em Nova Friburgo e em São Pedro da Aldeia (Estado do Rio de Janeiro); nas cidades do Rio Grande e de Porto Alegre (Rio Grande do Sul); na cidade de Vila Velha (Estado do Espírito Santo); na capital Belo Horizonte (Minas Gerais); na cidade de Salvador (Bahia); em Natal (Rio Grande do Norte); em Olinda (Estado de Pernambuco); na cidade Fortaleza (Ceará); na cidade de Belém (Pará); em São Luís do Maranhão; em Florianópolis (Estado de Santa Catarina); em Ladário (Mato Grosso do Sul); na Capital Federal (Distrito Federal) e em Manaus (Estado do Amazonas).

As outras etapas da seleção abrangerão as seguintes: apresentação dos documentos para a banca; a análise da psique de cada concorrente; exames inspecionais de saúde e os necessários testes sobre a aptidão física, incluindo a natação e a corrida, os quais serão realizados entre os meses de julho e setembro deste ano.

Resumo da pauta:

Novo certame vai prover 686 cargos efetivos no órgão da Marinha do Brasil. Inscrições até o dia dez de abril. Valor da taxa em 40 reais. Cargo inicial de aprendiz cadete. Departamento das Forças Armadas. Exigência de nível médio de escolaridade.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.