Novo Concurso para Procurador do MPT 2022 – Comissão Organizadora é Formada


MPT prepara realização do novo concurso público 2022. Comissão organizadora já está definida.

O Ministério Público do Trabalho irá realizar um novo concurso público, dessa forma, acaba de ser formada a comissão que será responsável por redigir o edital que guiará o certame.


Desse modo, o concurso do MPT oferecerá vagas destinadas a candidatos que possuem formação superior no curso de direito. Tendo isso em vista, a remuneração inicial chega a um valor aproximado de R$30.000,00.


Esse certame tem como o intuito escolher candidatos para exercerem o cargo de procurador.


Uma vez que já houve a formação da comissão que vai montar o edital, agora esse grupo seleto de pessoas deverá concluí-lo em um prazo de no máximo 45 dias. Dessa forma, estima-se que o edital seja publicado no Diário Oficial até no máximo mês de junho.


Sendo assim, se o leitor se interessou na realização do certame ou possui conhecimento de alguém que possivelmente irá se interessar, não deixe de conferir as informações super atualizadas que constam abaixo.

Como já foi mencionado acima, o edital ainda está em andamento para ser concluído, dessa forma nenhuma informação pode ser considerada oficial, a menos que advenha do edital publicado. No entanto, quando se trata de especulações acredita-se que pelo modo em que foi fechado o orçamento do ano passado, atualmente as verbas que foram reservadas possibilitam o preenchimento de aproximadamente 130 vagas até o momento. Com isso, especula-se ainda que mais de 100 cargos destinam-se a ocupar vagas já existentes que estão ociosas, enquanto o restante trata-se de novos postos de emprego que foram criados recentemente. Contudo, vale ressaltar que essas são informações extra oficiais, não passando de especulações.

A função primordial da banca organizadora é não apenas trabalhar nas nuances do edital, como também escolher qual será a banca organizadora que se responsabilizará por aplicar o processo de seleção. Sabe-se que só é possível publicar o edital quando a banca organizadora foi escolhida.

Ainda que essa escolha não tenha ocorrido, a grande maioria dos concursos públicos, especialmente da esfera federal, tem seu processo seletivo dividido em diversas etapas. Isso é justificável uma vez que por esses certames serem extremamente concorridos, não é possível avaliar as habilidades dos candidatos a julgar por apenas uma etapa, principalmente porque são cargos que exigem grande responsabilidades, conhecimento e habilidade. Tendo isso em vista, com o concurso do MPT não será diferente e acontecerá em cinco etapas distintas que serão apresentadas a seguir.

A primeira etapa constitui de provas objetivas, com diversos conteúdos do direito; já a segunda etapa é composta por uma prova avaliativa de caráter discursivo; a terceira etapa é representada por uma prova prática, em que será avaliada as reais habilidades dos candidatos; a quarta etapa acontece por meio de uma avaliação oral; por fim, a quinta etapa trata-se da análise de títulos, ou seja, documentos que comprovam que o indivíduo está dentro das exigências legais do concurso, como exemplo: possui diploma em direito.

Se você se interessou pelo concurso público do MPT, não deixe de se manter sempre atualizado sobre as informações, pois apesar de já haver muitas informações a respeito, nada ainda é oficial e o certame está no início de seu desenvolvimento. Dessa forma, isso significa que podem haver mudanças ou mesmo que não houver, ainda não foram divulgados dados importantes, tais como período de inscrição, taxa de inscrição, entre outras coisas.

Como a banca organizadora ainda não foi escolhida, não é possível estudar por provas anteriores da mesma. No entanto, aconselha-se que os participantes não deixem para estudar depois, é recomendável começar o quanto antes for possível, uma vez que a quantidade de candidatos é sempre muito superior ao número de vagas oferecidas, o que acaba por criar uma grande concorrência entre os participantes.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.