Novo Concurso do Exército 2022 – Vagas na EsPCEx


Exército abre inscrições para seu novo concurso público 2022. Seleção oferece 440 vagas para a EsPCEx.

Para quem não sabe, a EsPCEX é a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e o Exército Brasileiro iniciará o ano realizando um novo concurso público que irá oferecer cerca de 440 vagas para aqueles que desejam se candidatar.


Desse modo, se o leitor tem interesse em participar ou conhece alguém que pode apresentar esse desejo, não deixe de conferir as informações que se seguem abaixo.


Como foi mencionado anteriormente, são 440 oportunidades ofertadas, divididas para ambos os sexos. No entanto, cerca de 400 serão destinadas a candidatos do sexo masculino e as demais 40 para candidatos do sexo feminino.


Entre os requisitos pré estabelecidos para a candidatura às vagas é ter concluído o ensino médio e possuir idade de no mínimo 18 anos e no máximo 22 anos.


Com isso, aqueles que estiverem decididos em participar do processo de seleção devem ficar atentos ao prazo de inscrição, até o momento não se sabe quando começam (por isso a importância de estarem atualizados, mas eles têm até o dia 23 de maio para se inscrever.

Nesse caso, o processo de inscrição é bastante simples, isto é, basta que o candidato acesse ao seguinte endereço eletrônico: https://concurso.espcex.ensino.eb.br/login. A partir do login, abre-se uma página em que é necessário preencher o formulário apresentado com dados pessoais do candidato. Ao fim dessa etapa já é possível gerar o boleto da taxa de inscrição. Dessa forma, a inscrição só é validada após o candidato pagar uma taxa no valor aproximado de R$100,00. Percebe-se então a necessidade de estar atento sobre o prazo de vencimento do boleto.

Aqueles que obtiverem a aprovação no processo seletivo têm sua matrícula realizada pelos próximos cinco anos, onde tornam-se internos no curso de nível superior que tem o intuito de formar oficiais com base em uma linha de ensino conhecida por formar militares bélicos.

Como já acontece em inúmeros concursos públicos, este não será diferente, já que o processo de seleção também ocorre em etapas.

Dessa maneira, a primeira etapa é composta pela prova conteudista. Nessa etapa, o candidato passa por questões abertas em que necessita dominar os seguintes conteúdos: redação, inglês, história, geografia, matemática, química, física e português. Devido à grande extensão de matérias e questões a prova é dividida em dois dias, sendo que nesse caso acontecerão nos dias 17 e 18 do mês de setembro.

As outras etapas são uma preocupação mais longe, isto é, ocorrem no início de janeiro do próximo ano. Desse modo, o candidato precisa conseguir aprovação nos seguintes testes: o primeiro é realizado por um médico que irá inspecionar a saúde do candidato; já na segunda etapa o candidato é submetido a exames que atestam a sua real aptidão física; a terceira etapa baseia-se em uma avaliação psicológica realizada no indivíduo. Por fim, na última etapa o indivíduo deve mostrar provas que se encontram por dentro de todos os requisitos exigidos.

A caminhada dos aprovados é extensa, no primeiro ano os aprovados desenvolvem as suas atividades na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, onde está localizada a sede da EsPCEX. Em seguida, eles são mudados para um novo lugar, desta vez, a Academia Militar das Agulhas Negras, também conhecida como Aman, que está fixada na cidade de Resende, no Estado do Rio de Janeiro.

Os aprovados têm remuneração inicial no primeiro ano como acadêmicos de aproximadamente R $1.300,00. Vale destacar que quando eles concluem os 5 anos de preparação os cadetes são diplomados como bacharéis em ciências militares. Dessa forma, como recém formados eles devem realizar um estágio para depois serem condecorados como segundo tenente, a partir disso o salário passa a girar em torno de R$7.000,00.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.