Concurso TCM PA 2022 – Comissão Organizadora é Formada


TCM PA seleciona Comissão Organizadora do seu novo concurso público 2022. Confira aqui mais detalhes.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará irá realizar um novo concurso público, com o intuito de admitir profissionais para ocuparem os cargos de auditor e técnico. Tendo isso em vista, com o propósito de acelerar as etapas que antecedem o certame, já foi formada a comissão que irá ser responsável pelo edital e a escolha da banca organizadora. Dessa forma, acredita-se que o concurso deverá acontecer ainda neste ano de 2022.


O concurso foi destinado para participantes com os mais diversos níveis de escolaridade, isto é, desde aqueles que terminaram o ensino médio até aqueles que têm graduação. Sendo assim, destaca-se um ponto extremamente positivo, uma vez que diversifica os cargos por níveis de escolaridade, por consequência oferece mais oportunidades para que os candidatos que possam participar do certame.


Com isso, se o leitor ficou interessado no concurso do TCM PA ou possui algum conhecido que possa se beneficiar do certame, não deixe de acompanhar abaixo as informações atualizadas sobre o mesmo.


Sabe-se que para um concurso público acontecer são necessários vários trâmites até que o edital seja publicado, e com o concurso do TCM PA não é diferente. Apesar de já ter sido declarado que há necessidade de que o processo de seleção aconteça esse ano, na última segunda-feira aconteceu a primeira decisão importante a respeito do certame, isto é, foi publicado no diário eletrônico do próprio TCM PA os nomes dos integrantes que formam a comissão, que a partir de agora fica responsável pelos próximos passos que são extremamente importantes para que o projeto saia do papel e aconteça de fato. Dessa forma, os membros desta comissão ficam responsáveis tanto pela elaboração do edital quanto pela escolha da banca organizadora.


Como ainda não houve a publicação do edital e é possível que ainda demore um pouco, já foi confirmado pela instituição que os candidatos que forem aprovados no concurso serão direcionados para preencher vagas ociosas de forma imediata em dois cargos: técnico de controle externo e auditor.

Em ambos os cargos é necessário que os candidatos preencham alguns pré-requisitos associados à escolaridade. Nesse sentido, para o cargo de técnico é necessário ter concluído o ensino médio e ter realizado um curso técnico profissionalizante. Por outro lado, o cargo de auditor conselheiro exige que o candidato possua nível superior.

Além disso, os salários iniciais já foram estimados, dessa maneira irão variar conforme o cargo de escolha do candidato. Portanto, aqueles que realizarem o certame para técnico irão receber um valor aproximado de R$ 3.400,00 enquanto os candidatos a vaga de auditoria ganhar cerca de R$ 3.900,00. Vale ressaltar que esses valores não passam de estimativas, podendo sofrer pequenas variações, além disso, é bastante provável que haja benefícios e acréscimos salariais. Por isso, é importante estar sempre acompanhando as atualizações do certame, especialmente quando o edital for publicado.

No momento, a comissão deve manter-se focada em realizar uma análise a respeito do número de vagas que a instituição necessita. A partir dessa etapa, eles seguem para a elaboração do edital e em seguida realizam o contrato da banca organizadora. Tendo isso em vista, após essas etapas é que o edital pode ser publicado e tem início o processo de inscrição.

A última vez que o TCM PA realizou um concurso público foi há exatos 10 anos. Naquela época o certame foi dividido em três fases distintas, isto é: a primeira foi uma prova objetiva, a segunda etapa foi composta por uma prova discursiva e, por fim, a última etapa foi a análise de títulos, que corresponde a etapa em que o candidato leva documentos que comprovam que ele está de acordo com as exigências do certame e pode desempenhar as funções.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.