Novo Concurso Mapa 2022 – Banca Organizadora Definida


Mapa define banca organizadora do seu novo concurso público 2022. Edital deve ser publicado em breve.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá promover um novo concurso público. Nesse sentido, os processos que antecedem o certame já estão adiantados, uma vez que a banca organizadora acaba de ser definida.


Dessa maneira, se o leitor ficou interessado no concurso do Mapa ou conhece pessoas que possam vir a se interessar, não deixe de se informar com os dados abaixo que estão super atualizados.


A banca organizadora escolhida pela comissão do certame foi o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro, o IDIB. Dessa forma, a etapa seguinte é a assinatura de ambas as partes, que sela o contrato. Após essa etapa crucial, os desdobramentos do certame ocorrem de maneira mais rápida, isto é, pode ser realizada a publicação do edital e logo em seguida o início das inscrições.


De acordo com o Ministério da Economia, tais trâmites devem ser concluídos até o dia 21 do mês de abril. No entanto, acredita-se que a publicação do edital deverá sair muito antes, sendo algo bastante positivo para o Mapa, já que o órgão tem certa urgência em realizar contratações para o preenchimento imediato, mesmo que os contatos sejam temporários.


Sabe-se que o concurso público trará a oportunidade de oferecer cerca de 60 oportunidades de emprego. As vagas são para atividades técnicas que apresentam certa complexibilidade na área de gerência, engenharia sênior e também tecnologia da informação. Dessa forma, como é perceptível, o pré-requisito principal para participar do certame é que o candidato tenha concluído o nível superior.

Como o edital ainda não foi publicado, por hora, fica difícil saber quanto será o valor das remunerações iniciais. Dessa forma, o que se sabe até o momento são os cargos disponibilizados bem como o número de vagas.

No entanto, quem deseja participar deve estar atento, pois certamente muito em breve será divulgada novas informações a respeito do certame.

Este concurso tem certa urgência de ser realizado e a oferta é de vagas temporárias, conforme já foi falado. Contudo, o Mapa já pensa na realização de um próximo concurso, após a concretização deste. Mas, dessa vez, o objetivo é oferecer vagas efetivas. Tudo depende da decisão do Ministério da Economia. Desse modo, caso aconteça a aprovação desse segundo concurso, a ideia é oferecer aproximadamente 1.600 oportunidades de trabalho. Isso é algo extremamente positivo, uma vez que o Brasil hoje em dia tem milhares de pessoas desempregadas, sendo que muitas delas têm altos níveis de escolaridade e mesmo assim não conseguem entrar no mercado de trabalho. Por isso, essa não deixa de ser uma grande oportunidade.

Como já foi divulgado o nome da banca organizadora do certame, aconselha-se que o candidato que tem a certeza que irá participar comece a focar em seus estudos desde já. Dessa maneira, uma forma de iniciar os seus estudos, é baixar na internet provas anteriores do IDIB, pois além de nortear para quais conteúdos são necessários saber, o candidato conta com outras vantagens, tais como: saber como o conteúdo é cobrado por meio das questões; avaliar quais são os conteúdos que ele já domina bem e quais são aqueles que é necessário mais dedicação; treina-se o tempo de resolução de cada questão e dessa forma, não há como discutir que o estudo é muito mais focado e direcionado para a aprovação, o que garante certa vantagem sobre os concorrentes.

Sabe-se que os concursos públicos são extremamente concorridos, pois é a única forma que muitos brasileiros têm acesso a um emprego que garanta os direitos básicos do trabalhador e ainda oferece benefícios trabalhistas e certa estabilidade financeira. Tendo isso em vista, o número de candidatos em relação ao número de vagas é sempre bastante elevado. Por isso, é necessário ter uma ótima preparação.

Novas informações ainda devem ser divulgadas, portanto não deixe de acompanhar.


Ana Paula


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.