Concurso DPE RO 2022 – Novo Edital para Defensor


DPE RO divulga regulamento do seu novo Concurso Público 2022. Confira aqui mais detalhes.

Nos últimos dias novos passos para que o acontecimento do concurso DPE RO venha a acontecer foram dados. Isso, pois no último dia 10 de fevereiro o regulamento da seleção foi publicado através do diário eletrônico do órgão em questão. De acordo com os detalhes que já foram informados, ao todo serão oferecidas nove vagas para preenchimento imediato. Alguns outros pontos importantes a respeito do concurso também foram divulgados, como requisitos e detalhes a respeito das remunerações que serão oferecidas para os cargos que estão sendo buscados neste momento.


De acordo com os detalhes, é necessário que os candidatos para que possam concorrer contem com formação no ensino superior, e que também contem com atividade em prática jurídica de no mínimo três anos. A remuneração para tal que foi divulgada neste momento é inicialmente no valor de R$ 24.221,17. Estes, entretanto, são os primeiros detalhes a serem divulgados de forma concreta a respeito do concurso, em breve é esperado que o edital com maiores informações seja divulgado para que os candidatos possam conferir tudo a respeito do concurso.


Mas para que este edital seja de fato divulgado, ainda é necessário que um passo mais complexo seja dado, pois é preciso que a banca organizadora que irá ser responsável por coordenar todo o concurso seja escolhida. Assim, com a escolha e a assinatura do contrato da banca organizadora, novos passos poderão ser dados para o acontecimento do concurso. Portanto, os candidatos interessados devem ficar atentos pois bem breve novidades serão divulgadas informando a respeito deste detalhe da banca e outras questões.


Mas alguns pontos já foram destacados mesmo que a banca ainda não esteja definida. Neste caso, o concurso contará com cinco fases distintas que serão cumpridas pelos candidatos para que estes sejam aprovados de fato nos cargos. A primeira fase que será feita é uma prova escrita, que contará com questões de múltipla escolha objetivas, e este processo será tanto de caráter eliminatório como também classificatório. A segunda fase será composta por uma prova escrita com questões discursivas, e será também de caráter eliminatório e classificatório. Já na terceira, os candidatos passarão por um exame psicotécnico, que será de caráter apenas eliminatório. A quarta será composta por provas orais, e será caráter eliminatório e classificatório. A quinta e última será a prova de títulos, e terá somente caráter classificatório.


A primeira fase que será a prova de múltipla escolha contará com 100 questões, que estarão distribuídas em conteúdos como Direitos Humanos, Direito Civil, Direito Processual, Direito Penal e Criminologia, Execução Penal, Direito Sanitário e outros, que poderão ser conferidos em maiores detalhes dentro do edital no momento que o documento for divulgado para o entendimento dos candidatos que desejam participar do concurso.

Portanto, é importante que os candidatos que desejam participar do concurso aguardem maiores notícias, visto que estas que estão sendo divulgada agora neste momento são prévias e algumas mudanças ainda podem ser feitas de acordo com que a banca organizadora for escolhida e tiver o contrato assinado. Isso pois a banca que será responsável por criar e determinar todos os aspectos do concurso até o momento final, onde estas provas serão corrigidas e avaliadas pelos responsáveis da banca para que os candidatos sejam aprovados ou não no concurso.

O último concurso que foi realizado pelo DPE RO foi no ano de 2017, e nesta ocasião foram ofertadas apenas cinco vagas que eram para preenchimento imediato. A banca que ficou responsável por realizar todos os procedimentos no momento foi a Fundação Vunesp. Foram também usadas cinco etapas de avaliação com os candidatos, que contaram com as mesmas provas que serão feitas agora neste momento.


Nayara Silva Guimarães


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.