Concurso Polícia Científica PR 2022 – Auxiliar de Perícia


Polícia Científica PR promove novo concurso público 2022 com vagas para Auxiliar de Perícia.

Mais um concurso de alta categoria será realizado na Região Sul do Brasil. O próximo certame em pauta vai prover ocupações vitalícias no órgão da Polícia Científica (PR), ou departamento da Polícia Científica do Estado do Paraná.


De acordo com nota da secretaria de Estado, após a solicitação o governo finalmente autorizou a realização do processo seletivo. O objetivo inicial é o de preencher 16 postos em modo imediato, os quais serão destinados ao setor de agente auxiliar no serviço de perícias, cargo de oficial; seção dos peritos oficiais, departamento especializado da Secretaria Estadual em Segurança Pública.


Os futuros concorrentes, para estarem aptos a inscrever-se, deverão atender aos seguintes requisitos basilares: graduação em nível escolar médio; certificado de formação em cursos técnicos e a CNH na categoria B. As informações mais recentes confirmam que o vencimento inicial desta carreira está no teto de 3.163 reais. O projeto do concurso já está relativamente avançado, contando com a comissão de servidores que segue trabalhando para formar todo o cronograma e determinar qual instituição será contratada para atuar na banca regente. Entretanto, mais informações como: data de publicação do edital, período das inscrições, valor da taxa de cadastro; os conteúdos que formam o programa; datas das provas e resultado final serão anunciadas nos próximos dias.


Neste momento a comissão está atuando a todo vapor para definir, o quanto antes, a organização que será a banca definitiva. Assim que o contrato estiver assinado com a instituição, o texto de edital receberá os últimos ajustes para o lançamento oficial. Em seguida todas as informações necessárias serão posse de todos os candidatos.


Requisitos cobrados para além da formação colegial média:

Formação técnica em ambiente e em saúde; na área de controle e de processos industriais; no ramo de gestão e negócios; na área de informação e de comunicação; no setor de produção industrial; no setor de recursos naturais e na área de segurança. Estas formações serão os diferenciais na classificação final.

Segue abaixo um histórico resumido do certame promovido pela Polícia Científica do Paraná, há cinco anos, de modo a servir de orientação aos futuros concorrentes:

O processo seletivo anterior, para os mesmo cargos, perito e auxiliar de perícia, no órgão, ocorreu no ano de 2017. Aquele edital disponibilizou em torno de 54 cargos nesse departamento. O papel de banca organizadora, naquele projeto, ficou por conta do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Por ter disponibilizado duas carreiras, aquele certame foi efetuado em três fases:

Iniciou pela aplicação dos cadernos das provas objetivas e das provas dissertativas; seguiu por meio da análise dos títulos e finalizou com o processo de avaliação médica e psicológica.

Distribuição das funções:

Em relação à vaga de auxiliar, a prova objetiva consistiu em um bloco com 90 questões, cuja distribuição observou o seguintes critérios: 35 perguntas versando em conhecimentos gerais e as demais 55 em conhecimentos específicos. No bloco de conhecimentos gerais as questões abordaram as seguintes matérias:

Em língua portuguesa; nos fundamentos de informática; em legislação; em ciências; em matemática e em física.

Resumo das notícias:

Novo certame será promovido pelo departamento da Polícia Científica do Estado do Paraná. O objetivo inicial é o de preencher 16 postos em modo imediato, os quais serão destinados ao setor de agente auxiliar no serviço de perícias, cargo de oficial, data de publicação do edital, período das inscrições, valor da taxa de cadastro; os conteúdos que formam o programa; datas das provas e resultado final serão anunciadas nos próximos dias. Lotação das vagas em cidades paranaenses.


Paulo Henrique dos Santos


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.